Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais – GSDIM
A Prefeitura Municipal de Uberlândia possui em sua estrutura administrativa o Centro de Documentação – CEDOC (Arquivo Geral), órgão da Secretaria Municipal de Administração e o Arquivo Público Municipal (Arquivo Histórico), da Secretaria Municipal de Cultura. Nestes locais, os serviços da área documental foram modernizados, com a implantação da Política de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais – GSDIM como instrumento de “acesso à informação, no exercício da cidadania e na transparência e eficiência da gestão pública”.
Com o GSDIM, a Prefeitura de Uberlândia está cumprindo a Lei Federal nº 8.159/91, que determina como sendo de competência da Administração Pública a Gestão de Arquivos Públicos. Além disso, está preservando os documentos dentro dos prazos estabelecidos pela legislação, permitindo o acesso e recuperação rápida dessas informações e contribuindo para a Gestão da Memória Histórica do Município e da Administração Pública.
Decreto que Institui a GSDIM – Decreto Nº 11.180/2008