Quem pode solicitar a abertura de uma empresa?
O Minas Fácil é acessível a qualquer pessoa, portanto qualquer cidadão que deseja se regularizar ou abrir uma empresa.
Como faço para ter uma senha de acesso ao Minas Fácil?
Para acessar o Minas Fácil será necessário efetuar um cadastro, que pode ser feito clicando aqui.
Serão cobradas taxas administrativas para registro junto a Prefeitura Municipal?
Não, o serviço é gratuito.
Posso utilizar o sistema para aberturas, alterações e cancelamentos de empresas?
Em primeiro momento, ele pode ser utilizado somente para abertura e alterações de empresas.
Os pedidos de Inscrição Municipal serão feitos exclusivamente pelo sistema ou poderão ser feitos presencialmente?
A solicitação será feita pelo sistema Minas Fácil, onde é enviado ao Empresa Fácil para a geração da Inscrição Municipal, tornando o processo totalmente online com exceção dos autônomos que continuarão realizando os processos presencialmente na Prefeitura de Uberlândia.
Quais são os órgãos que fazem parte do sistema?
- Secretaria Municipal de Finanças
- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo
- Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais
- Junta Comercial de Minas Gerais – JUCEMG
- Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – CBMG
- Receita Federal – Sistema SIM.
O que fazer quando o registro for feito no Cartório de Pessoa Jurídica ou OAB?
O processo continuará sendo o mesmo, no caso de empresas estabelecidas (local específico de funcionamento) em Uberlândia é necessário realizar uma consulta prévia para que os dados da empresa sejam corretamente incluídos na Prefeitura Municipal e obtenha-se a Inscrição Municipal. Acesse o portal de serviços do Minas Fácil para realizar a consulta prévia de viabilidade.
Qual a versão do CNAE/CBO utilizada no sistema?
A última do CONCLA/IBGE, ou seja, versão 2.1. Sendo assim, solicitamos que os profissionais contábeis identifiquem e relacionem as atividades econômicas e objetos sociais da forma mais coerente possível.
Após analisado o pedido e sendo este INDEFERIDO, como proceder?
Deverá ser feito novo pedido, pois um pedido indeferido não será reaproveitado. Recomendamos que acesse o simulador de viabilidade para se certificar das atividades permitidas ao local desejado antes de entrar com uma nova solicitação de viabilidade.
Se eu tiver mais dúvidas ou problemas ligadas ao sistema ou pareceres, como devo proceder?
As dúvidas relacionadas ao suporte poderão ser sanadas por meio do telefone (34) 3235-2035 ou via e-mail: empresafacil@uberlandia.mg.gov.br
Unidade Minas Fácil Uberlândia
Travessa Joviano Rodrigues, 47 – Bairro Nossa Senhora Aparecida.