Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos

Aquicultura

Aquicultura

Área de grande potencial produtivo para o município, a Aquicultura é valorizada e incentivada pela Prefeitura de Uberlândia. O Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf) tornou-se um dos principais pontos de pesquisa no setor da região. Além de fornecer orientação técnica aos piscicultores da região, neste local é realizada a produção e reprodução de juvenis de peixes nativos, como o Pacu–caranha (Piaractus mesopotamicus), Piapara (Leporinus obtusidens) e Curimbatá (Prochilodus lineatus), utilizados no peixamento dos rios da região.

No Aquário Municipal é realizada a produção de alevinos de espécies híbridas e exóticas, como Tambacu e Tabatinga, para atender aos pequenos produtores do município. Além deste trabalho, é realizada também a criação de peixes como Espadinha (Eigenmannia trilineata) e Plati (Xiphophorus maculatus) usados para auxiliar no combate ao mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses.

Legislação –

Em janeiro de 2017, foi aprovada a Lei Municipal 12.882 de autoria do Executivo que definiu e disciplinou o Programa de Aquicultura no município. A legislação oferece uma série de facilitadores práticos à reprodução, engorda, beneficiamento, armazenamento, pesquisa e comercialização de seres aquáticos.

Saiba mais: Lei Municipal 12.882 

Mais informações:
Endereço: Núcleo de Aquicultura – Parque do Sabiá (Aquário Municipal)
Atendimento: 8h às 17h
Telefone: (34) 3215-2044

Núcleo de Aquicultura – CETAF
Endereço: Rua Sudepe nº 1.410 – Chácaras Tubalina
Horário: 8h às 17h
Telefone: (34) 3234-1362

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *