Além de ser um dos mais importantes patrimônios históricos de Uberlândia, a Casa da Cultura é um espaço aberto à comunidade e utilizado pelos artistas para desenvolver diversos projetos culturais como recitais, apresentações, lançamentos de livros, exposições de arte e ações educativas nas galerias.
A Casa da Cultura foi construída no bairro Fundinho, entre 1920-1922. O projeto foi confiado ao engenheiro Fernando Paes Leme e a construção ficou a cargo do empreendedor Américo Zardo, um dos primeiros italianos radicados na cidade.
O projeto arquitetônico da residência foi inspirado em um palacete paulista que o Coronel Eduardo Marquez conheceu em uma de suas viagens a São Paulo, de onde trouxe fotografias e desenhos.
Foi a primeira construção a utilizar no alicerce pedra moída e, no imóvel, materiais vindos do exterior.
Em 1932, o Coronel vendeu o imóvel para o Senhor João de Oliveira Guimarães que o repassou, no ano de 1937, ao Dr. Laerte Vieira Gonçalves. O médico realizou adaptações no imóvel para que funcionasse como uma Casa de Saúde e Maternidade.
Em 1961, o imóvel foi alugado para ser uma Delegacia Regional de Polícia e, em 1972, a Casa abrigou a Superintendência Regional da Fazenda.
No ano de 1984, o governador Tancredo Neves doou o imóvel ao município para que fosse criada a Secretaria de Cultura, que foi inaugurada em 1985.
Depois de ser restaurada, foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal.
Após anos sem atividades, em 2005, durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão e da Secretária de Cultura Mônica Debs, o imóvel passou por uma completa revitalização e minucioso processo de restauração.
Em 2007 foi novamente aberta e entregue à comunidade e toda classe artística como Casa da Cultura, que passou a receber e fomentar projetos culturais.
Entre 2018 e 2019, passou por um novo processo de restauração no piso, janelas, portas e manutenção da pintura.
A partir de 2020, a Casa passa a expor parte significativa do acervo de gravuras da Secretaria Municipal de Cultura.
A coleção inclui gravuras em metal, xilogravuras e serigrafias, de artistas de renome, como Cícero Dias, Siron Franco, Alfredo Volpi, Babinski, Henrique Lemes, dentre outros.
A Casa da Cultura resiste ao tempo e se impõe, ligada às reminiscências do ontem e antenada ao processo interativo do hoje.
Mais informações:
Endereço: Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – 12h às 17:30h
Telefones: (34)3255-8252
E-mail: casadacultura@uberlandia.mg.gov.br