Secretaria de Cultura

Galerias de Arte

Galerias de Arte

Galeria de arte Lourdes Saraiva 

Localizada na Oficina Cultural, a galeria recebeu esse nome em homenagem à colecionadora e grande incentivadora das Artes Plásticas em Uberlândia. As exposições são realizadas mensalmente. A utilização da Galeria é feita por meio de edital, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O edital é lançado anualmente para artistas locais e de outros centros.

Mais informações:
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro (Oficina Cultural)
Visitas: segunda a sexta-feira – 12h às 18h

Galeria de Arte Geraldo Queiroz

A Galeria de Arte Geraldo Queiroz recebeu este nome em homenagem ao artista uberlandense, pintor, autodidata e exímio muralista. Sua obra é constituída de desenhos, pinturas e painéis feitos em mosaicos instalados em diversas residências de São Paulo e de Uberlândia. Alguns deles estão tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. A utilização da Galeria é feita por meio de edital, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O edital é lançado anualmente para artistas locais e de outros centros.

Mais informações:
Endereço: Praça Coronel Carneiro, nº 89 – Fundinho (Casa da Cultura)
Visitas: segunda a sexta-feira – 12h às 18h

Galeria de Arte Ido Finotti

Inaugurada em novembro de 1991, anexa ao antigo Teatro Vera Cruz, atual Teatro Grande Otelo, a Galeria Ido Finotti recebeu este nome em homenagem ao artista plástico autodidata, que foi um dos pioneiros da arte em Uberlândia. Ido Finotti dedicou-se à pintura de paredes e telas, produzindo um grande acervo concentrado na região e com obras no exterior. Seus temas eram paisagens, casarios, naturezas mortas e queimadas. Em 1994, a Galeria Ido Finotti foi transferida para o Centro Administrativo Virgílio Galassi e em 2021, para o Espaço Cultural do Mercado Municipal. A ocupação da Galeria é feita por meio de edital, realizado pelo Setor de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.

Mais informações:
Endereço:  Rua Olegário Maciel, 255 – Centro, Uberlândia – MG (Acesso   pela rampa)
Visitas: segunda a sexta-feira – 12h às 17h

Galeria de Arte Iolanda de Lima

Iolanda de Lima Freitas foi a primeira Secretária de Cultura do Município de Uberlândia. Ocupou a pasta desde a inauguração do órgão, em 1984, até o final de 1988. Na sua gestão, foram criados os seguintes equipamentos culturais: Banda Municipal, Circo Itinerante, Arquivo Público, Museu Municipal, Teatro Rondon Pacheco, Teatro Vera Cruz e Casa da Cultura, que transformaram a cena cultural da cidade. Projetos importantes como o Festival de Dança do Triângulo surgiram no período em que Iolanda estava à frente da Secretaria de Cultura, incentivando a produção cultural de Uberlândia. Como pioneira na área da cultura, Iolanda teve como desafio promover a formação dos funcionários que atuariam nos diversos setores da Secretaria. Para tanto, incentivava o intercâmbio com profissionais de outras cidades.

Mais informações:
Endereço: Praça Jacy de Assis s/n  – Centro, Uberlândia – MG (Centro Municipal de Cultura)
Visitas: segunda a sexta-feira – 12h às 17h

Sala de Experimentações Visuais

A Sala de Experimentações Visuais foi idealizada para ser um espaço para abrigar produções contemporâneas, resultantes de pesquisas e experiências visuais. As exposições são realizadas por meio de convites a artistas e/ou propostas apresentadas ao Setor de Artes Visuais, responsável pela sua coordenação.

Mais informações: 
Endereço: Praça Coronel Carneiro, nº 89 – Fundinho (Oficina Cultural)
Visitas: segunda a sexta-feira – 12h às 18h

Sala Alternativa

A Sala Alternativa é um espaço destinado a abrigar exposições das mais diversas linguagens artísticas de artistas locais ou de outros centros. A utilização da Galeria é feita por meio de edital, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

Mais informações:
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro (Oficina Cultural)
Visitas: segunda a sexta-feira – 12h às 18h