Anterior
Próximo
Endereço: Rua Cruzeiro dos Peixotos, 544 – Centro
- As caixas d’água do DMAE, localizadas na Rua Cruzeiro dos Peixotos compõe um conjunto arquitetônico de formato cilíndrico, do tipo elevado e foram confeccionadas em concreto, armadas verticalmente. Os reservatórios I e II com capacidade de 2 milhões de litros cada, são apoiados em pilares. O reservatório III, está apoiado no solo.
- O primeiro passo para o fornecimento de água para o Arraial de São Pedro de Uberabinha, futura Uberlândia, ocorreu com a abertura de regos d’água de servidão pública, vindos da cabeceira do córrego São Pedro (canalizado sob a Avenida Rondon Pacheco), até a capela (terreno ocupado pelo prédio da Reserva Técnica do Museu Municipal de Uberlândia). Desde o princípio, havia uma grande preocupação com a qualidade da água para o fornecimento das casas, por isso em 1903 se aprovou o Códigos de Posturas, cujo artigo 91 regulamentou o uso dessas águas, como: a proibição de lavagem de roupas nos regos, a proibição do desvio do seu curso e desperdício, sob pena de multa.
- Em 12 de novembro de 1910 foi inaugurada a primeira infraestrutura urbana de abastecimento de água, realizada por José Camin, engenheiro agrônomo, e José Agostinho, técnico hidráulico, durante o mandato do Presidente e Agente Executivo Municipal, o Major Alexandre Marquez, o qual, para a realização dessa empreita, contraiu empréstimos. A obra contemplava a captação da água da queda natural do córrego São Pedro e era levada com o uso de bombas e adutoras até o reservatório, onde hoje se localiza a quadra da Escola Estadual Messias Pedreiro, nela podemos visualizar vestígios desse primeiro reservatório que não existe mais. A lei n°125, de 24 de janeiro de 1911, artigo 8°, informa à população que as cisternas da cidade serão entupidas rapidamente pelo poder público por questões sanitárias.
- Em 16 de abril de 1940, sob a administração do Prefeito nomeado, Vasco Giffone, foi inaugurada a obra que ampliava a captação de água potável, sendo essa represada em novo reservatório com capacidade para 500 mil litros, localizada na Avenida Floriano Peixoto.
- Na primeira metade da década de 1950, o Prefeito eleito Tubal Vilela, com o intuito de melhorar a quantidade e qualidade da água para os 52 mil habitantes de Uberlândia, construiu, com o financiamento Caixa Econômica, na Avenida Floriano Peixoto mais 2 reservatórios com a capacidade de 2 milhões de litros cada. Inaugurados em 1954, os reservatórios, na época, foram considerados os maiores da América Latina.
- Atualmente, segundo o Departamento de Água e Esgoto (DMAE), o trio de reservatórios situados na Avenida Floriano Peixoto abastecem os bairros Centro, Martins, Saraiva, Jardim Brasília, Maravilha e outros, totalizando 10 bairros. Os demais bairros são abastecidos por outras Estações como a Sucupira, inaugurada em 1970; Bom Jardim, de 1982 e Capim Branco de 2021, com seus 26 reservatórios de água espalhados pela cidade de Uberlândia.
- As Caixas D’água foram tombadas, não apenas pelo uso ao fornecer a água essencial a população de Uberlândia, mas, também, por se tornarem um marco de referência espacial, além de participar afetivamente da memória de sua população.