Secretaria de Cultura

Estação Ferroviária Sobradinho

Estação Ferroviária Sobradinho

Endereço: Fazenda Sobradinho, Km 662,358 – Linha Catalão.

  • Tombada como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 10.228 de 31/03/2006. Registrado no Livro do Tombo Histórico, Inscrição XII, pág. 18
  • As ferrovias começam a ser implantadas no Brasil em meados de 1852, quando Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, uniu esforços para melhorar a ligação da produção do interior do país com o Porto de Mauá, na Bahia de Guanabara. Na mesma data, foi implantado o primeiro ramal férreo do país, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O período áureo das lavouras cafeeiras, entre as décadas de 1890 e 1920, correspondeu ao apogeu das construções de ferrovias no Brasil, quando milhares de quilômetros de ramais férreos foram instalados.
  • A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, criada em 1872, assinou contrato com estado de Goiás em 1890, para estender sua linha até Catalão, passando por Nova Ponte e Estrela do Sul ou Miraporanga e Monte Alegre de Minas. O projeto original foi alterado e a cidade de São Pedro de Uberabinha foi privilegiada com a construção de uma estação de trem no seu espaço urbano e outras na zona rural. Uma delas foi a Estação Sobradinho, inaugurada em 15 de novembro de 1896.
  • A Estação Sobradinho integra o ramal de Catalão, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que partia de Campinas passando por Delta, Uberaba, Uberlândia e Araguari. A definição deste percurso deveu-se ao Coronel José Teófilo Carneiro que, através de sua influência política, conseguiu fazer com que a Cia. Mogiana passasse esta linha por Uberlândia e Araguari.
  • A inauguração da Estação Ferroviária Sobradinho data de 15 de novembro de 1896, época que marca o período áureo das Estradas de Ferro no Brasil.
  • As demais estações que compunham a Linha de Catalão, entre Uberlândia e Araguari são Uberabinha, Stevenson, Irara, Burity, Palestina, Mangabeira e Jiló (Araguari), sendo que destas somente as estações Stevenson, Irara e Sobradinho ainda existem.
  • Durante muitos anos, este ramal foi uma das principais fontes de deslocamento, tanto de passageiros quanto de mercadorias entre o Centro-Oeste brasileiro e o Sudeste do país, tornando-se rota indispensável de bens de consumo e matérias primas.
  • A estação de Uberabinha, na Zona Urbana, e Sobradinho na Zona Rural foram as grandes responsáveis pela ascensão do Município no mercado regional e nacional, porém após o declínio do café e do crescente aumento dos veículos automotores, o transporte ferroviário de passageiros entrou em colapso, forçando as empresas a diminuírem suas linhas e otimizarem seus serviços. Neste período, em 1971, a Estação Sobradinho foi desativada. Os trilhos da estação, no entanto, só foram retirados no período de 1981 a 1983, sendo recolocados na Casemg de Uberaba, MG, de acordo com o relato de Onírio Reis Barbosa, ex-chefe de setor da Fepasa.
  • A Estação Sobradinho ainda resguarda muitas de suas características originais, constituindo um dos principais exemplares da arquitetura típica das estações ferroviárias da Mogiana, construídas no século XIX. O conjunto arquitetônico da Estação Sobradinho era composto, originalmente, da edificação principal da Estação, por um depósito de areia e uma caixa d’água situados do lado esquerdo da construção principal e pela casa do telégrafo, situada ao lado direito da mesma. A Estação com 129,11m² e a caixa d’água com 3,15m² preservam as características originais de sua construção, apresentando apenas algumas intervenções pontuais. No entanto, são encontrados apenas vestígios do depósito de areia e nenhuma evidência da existência da casa do telégrafo.
  • A Estação é uma construção típica das estações da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, apresentando esquema construtivo simples, com tijolos aparentes vindos diretamente da Inglaterra e cobertura de telhas francesas, apoiada em estruturas de madeira. Na parte esquerda do conjunto há um pátio com muro arrematado com o mesmo trabalho de tijolos aparentes. Nesse pátio encontra-se um anexo construído aproximadamente na década de 1960. A caixa d’água possui o tanque de ferro fundido com placas de 112mx112m, importadas da Inglaterra, suportado por estrutura de tijolos aparentes.
  • A estação ferroviária é um importante referencial que mantém viva na memória dos habitantes de Uberlândia a sua relação com o passado, tendo em vista que a Mogiana se constituiu um dos elementos que propiciaram o desenvolvimento do Município e criou a possibilidade para que se transformasse, desde o século XIX, em ponto privilegiado no interior das Gerais.

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