Secretaria de Cultura

Casa da Cultura

Casa da Cultura

Além de ser um dos mais importantes patrimônios históricos de Uberlândia, a Casa da Cultura é um espaço aberto à comunidade e utilizado pelos artistas para desenvolver diversos projetos culturais como recitais, apresentações, lançamentos de livros, exposições de arte e ações educativas nas galerias.

A  Casa da Cultura foi construída no bairro Fundinho, entre 1920-1924, por Américo Zardo, um dos primeiros italianos radicados na cidade.

O projeto arquitetônico da residência foi inspirado em um palacete paulista que o  Coronel Eduardo Marquez (Intendente Municipal, na época), conheceu em uma de suas viagens a São Paulo, de onde trouxe fotografias e desenhos.

Em 1932, o Coronel vendeu o imóvel para o Senhor João de Oliveira Guimarães que o repassou, no ano de 1937, ao Dr. Laerte Vieira Gonçalves. O médico realizou adaptações no imóvel para que funcionasse como uma Casa de Saúde e Maternidade.

Em 1961, o imóvel foi alugado para ser uma Delegacia Regional de Polícia e, em 1972, a Casa abrigou a Superintendência Regional da Fazenda.

No ano de 1984, o governador Tancredo Neves doou o imóvel ao município para que fosse criada a Casa da Cultura, que foi inaugurada em 1985, depois de ser restaurada e tombada como Patrimônio Histórico Municipal.
Após anos sem atividades, em 2005, durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão, a Casa da Cultura passou por uma completa revitalização e minucioso processo de restauração.

Em 2007 foi novamente aberta e entregue à comunidade e toda classe artística, para receber e fomentar projetos culturais. 

Entre 2018 e 2019, o imóvel passou por um novo processo de restauração no piso, esquadrias e manutenção da pintura.

A partir de 2020, a Casa da Cultura passa a expor uma parte significativa do acervo de obras de arte da Secretaria Municipal de Cultura, que são as gravuras.

A coleção inclui gravuras em metal, xilogravuras e serigrafias, de artistas de renome nacional, como Cícero Dias, Babinski e Henrique Lemes, dentre outros.

A Casa da Cultura resiste ao tempo e se impõe, ligada às reminiscências do ontem e antenada ao processo interativo do hoje.

Mais informações:
Endereço: Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – 8h às 18h
Telefones: (34)3255-8252 | (34) 3214-3266
E-mail: casadacultura@uberlandia.mg.gov.br

All articles loaded
No more articles to load