Secretaria de Cultura

Museu Municipal

Museu Municipal

O Museu Municipal de Uberlândia funciona no Palácio dos Leões, um belo edifício construído entre os anos de 1916 e 1917, por Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985. No passado, o prédio abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal e, por um breve período, a biblioteca. Após o seu tombamento, passou a integrar o Complexo da Praça Clarimundo Carneiro, que inclui ainda o Coreto.

Criado em 1986, através da lei nº 4.376, o Museu apresentou a sua primeira exposição em 1º de Maio de 1987. A partir de então vem realizando diversas mostras itinerantes, temporárias e de longa duração, sempre contextualizando o seu rico acervo de peças do cotidiano rural e urbano.  Além das exposições, oferece diversas atividades de ação cultural e educativa envolvendo alunos de escolas públicas e privadas e a comunidade em geral.

A partir de 2000, o Museu apresenta a exposição de longa duração “Nossas Raízes”, que lança um olhar sobre o processo de formação do município de Uberlândia, desde a instalação das primeiras sesmarias até a formação do Arraial de São Pedro de Uberabinha em torno da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Ainda no espaço expositivo, temos a exposição permanente “Câmara Municipal: fragmentos da história” e uma sala onde são realizadas exposições temporárias.

Em todas as suas atividades e eventos, o Museu tem procurado se aproximar dos mais diversos públicos. Para tanto, é necessário ir além da exposição e realizar projetos que atraiam tais públicos e tornem significativa a sua visita a esse espaço cultural. Essas ações, aliadas à própria imagem do Palácio dos Leões no imaginário popular, têm contribuído para a consolidação do Museu como uma instituição influente no contexto local e regional.

Convidamos a todas as pessoas que por aqui passem, sejam moradores ou visitantes, que venham ao Museu Municipal conhecer um pouco da nossa história, contada de uma forma toda especial.   

O Prédio

2018
1940

O Palácio dos Leões foi projetado e construído no biênio 1916-1917, por Cypriano D’el Fávero para abrigar o Paço Municipal. Foi inaugurado em 11 de novembro de 1917. Abrigou a Prefeitura até 1966  e a Câmara até 1993. Em 1994 a Secretaria de Cultura deu início às ações para a nova ocupação do edifício. Foi adequado, revitalizado e restaurado pelos arquitetos Rodrigo Meniconi e Alessandro Rende, passando a abrigar o Museu Municipal de Uberlândia.

O Museu

Seu projeto conceitual foi definido como histórico/antropológico, por ser dotado de um acervo composto de objetos de uso cotidiano, por retratar aspectos da vida urbana e rural do município e revelar mentalidades, hábitos e costumes de nossa comunidade. 

Atendimento de 2ª a 6ª feira – de 8h às 17h30
Visitas monitoradas, agendar pelo telefone: (34) 3214-0068

MUSEU (sede) – Praça Clarimundo Carneiro n° 67 Fundinho – Uberlândia-MG
CEP: 38400-154
Telefone: (34) 3214-0068

MUSEU (anexo) – Rua Tapuirama nº 136 Osvaldo Rezende – Uberlândia-MG
CEP: 38400-436
Telefone: (34) 3235-0971

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *