Secretaria de Cultura

Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães

Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães

  • O conjunto arquitetônico, que hoje abriga a escola, foi construído entre os anos de 1886 e 1887, por Antônio de Rezende Costa, conhecido por Tonico Rezende. Um barracão servia como armazém para sua casa comercial, a Antonio de Resende & Cia, e ao lado, outro imóvel era sua residência.

  • Os imóveis possuem um importante valor histórico por estar relacionados à formação do Largo do Comércio, região que, em sua época, se tornou um centro comercial de vendas no atacado e varejo, abastecendo o então município de São Pedro de Uberabinha, cidades do entorno e até mesmo regiões dos estados de Mato Grosso e Goiás.

  • De 1977 a 1980, funcionou nessas instalações as Escolas Combinadas Anexas ao Colégio Estadual de Uberlândia. A partir de 1980 a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães se tornou uma instituição autônoma e desde então ocupada o referido conjunto de imóveis da Praça Dr. Duarte.

  • A Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães é uma instituição mantida pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, mas o imóvel é de propriedade da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *