Secretaria de Cultura

Festa do Congado

Festa do Congado

  • Registrada como Patrimônio Imaterial Municipal pelo Decreto nº 11.321 de 29/08/2008. Registrado no Livro das Celebrações, Inscrição I, pág. 03.

  • A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia começa em meados do mês de agosto, quando são iniciadas as campanhas e ensaios para a realização da Festa. Nesta ocasião, até o início do mês de outubro, os Ternos de Congado visitam devotos, rezam terços e fazem leilões em vários locais da cidade. Os grupos de Marinheiros realizam ensaios de trançar fitas durante o dia, possibilitando uma perfeita sincronia nos momentos de apresentações durante a Festa.

  • Os novenários acontecem, no início do mês de outubro. Os ternos de Congado se encontram na Igreja do Rosário participando das novenas e dos leilões, cujos recursos arrecadados são para ajudar a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito na preparação da Festa. No segundo domingo de outubro, a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito tem seu início às 6h com salvas de foguetes, anunciando que os tambores estão chegando. Os grupos de Congado saem de seus quartéis, localizados em 25 pontos diferentes da cidade.

  • Os desfiles dos grupos ocorrem no segundo domingo de outubro, na parte da manhã, a partir da Rua Prata, da casa do Presidente da Irmandade, descendo pela Avenida Floriano Peixoto até o seu início, quando ocupam a Praça Rui Barbosa e todo o largo e entorno da Igreja do Rosário.

  • Cada grupo se apresenta para o público presente. Há o levantamento dos mastros de Nossa Senhora e São Benedito e a realização do trança-fitas dos Marinheiros. No período da tarde, os grupos retornam à Igreja do Rosário a partir das 15h levando Reis e Rainhas, festeiros de Nossa Senhora do Rosário de diversas partes da cidade. Com a chegada dos grupos à Igreja, tem-se a procissão que percorre as ruas do centro da cidade e retornam à Igreja do Rosário para a Coroação dos Reis e Rainhas do ano seguinte, a coroação de Nossa Senhora do Rosário e o retorno dos grupos de Congados para seus respectivos quartéis.

  • Na segunda feira, durante o dia, há visitas recíprocas entre Ternos e a residências de devotos. No período da noite iniciam seus desfiles de despedidas diante da Igreja do Rosário. Esta celebração por seu valor cultural e histórico foi registrada no Livro das Celebrações como patrimônio cultural e histórico de Uberlândia.

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *