Secretaria de Cultura

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Endereço: Praça do Rosário

  • Tombada como Patrimônio Histórico Municipal pela Lei nº 4.263 de 09/12/1985. Registrado no Livro do Tombo Histórico, Inscrição V, pág. 07.
  • A Igreja do Rosário se constitui referência para a cultura local, não só porque abriga a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, mas também por ser o prédio religioso mais antigo no espaço urbano de Uberlândia.
  • A primeira edificação de uma Igreja do Rosário na cidade foi pensada em 1876, para ser executada na atual Praça Doutor Duarte, por isto o lugar ficou conhecido, na época, como Largo do Rosário. Em 1891, o Sr.Arlindo Teixeira, membro da Comissão Procuradora da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, propôs uma mudança de endereço para a construção da Capela. Desta forma, ela foi iniciada em 1893 em um terreno vago que atualmente é conhecido como Praça do Rosário. Naquela época eram lotes que estavam afastados do centro urbano.
  • Era uma construção modesta, com estrutura autônoma de madeira e fechamento em tijolos de adobe, frontispício voltado para o antigo ribeirão São Pedro. Contava com três portas, sendo uma central mais larga e, duas laterais, além das janelas com balaústre de madeira recortadas no nível do coro.
  • Nos anos seguintes, o centro urbano cresceu geograficamente, e as imediações da Igreja do Rosário tornou-se um lugar no qual as famílias tradicionais começaram a edificar suas residências. Existia um descontentamento da população com aquela construção que era considerada acanhada.
  • Assim, por iniciativa de Cícero Macedo, formou-se uma comissão encarregada da construção de uma nova Capela que fosse “mais condizente com a época”.  A comissão conseguiu recursos da população local e viabilizaram entre os anos de 1928-1931 a construção da nova Capela que foi inaugurada em maio de 1931.
  • Anualmente é celebrada a Festa do Congado, que reúne centenas de membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Nesses dias, as imagens de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário são preparadas em seus andores para que possam abençoar a festa. Essa festa é uma das mais representativas da cultura afrodescendente de Uberlândia.
All articles loaded
No more articles to load