Secretaria de Cultura

Oficina Cultural e Casa da Cultura

Oficina Cultural e Casa da Cultura

  • Tombada como Patrimônio Histórico Municipal pela Lei nº 4.217 de 15/10/1985. Registrado no Livro do Tombo Histórico, Inscrição IV, pág. 06.
  • A Oficina Cultural é formada por um complexo de prédio datado do início do século XX, ligados à história da energia elétrica da cidade, inaugurada em 1909.

  • A primeira companhia de energia elétrica de Uberlândia – Companhia de Força e Luz de Uberabinha – foi implantada em 1912. Em 1929, foi criada a Companhia Prada de Eletricidade, que comprou o patrimônio da Cia. de Força e Luz. O imóvel de dois pavimentos foi construído em terreno na esquina da Praça Clarimundo Carneiro para alojar a administração da Cia. Prada.

  • Na mesma época, no terreno ao lado voltado para a Rua Tiradentes, o Coronel Clarimundo Fonseca Carneiro, um dos fundadores da Companhia, construiu sua residência. A construção dos dois imóveis é atribuída a Cipriano Del Fávero e a Fernando Vilela.

  • O conjunto ainda é integrado pelo pátio com três anexos: um construído no alinhamento do terreno voltado para a Praça Clarimundo Carneiro, outro nos fundos do terreno e o terceiro, entre este e a antiga residência.

  • De 1936 a 1973, foi utilizada para residência dos gerentes da Prada Eletricidade. Neste período, no pátio formado pelo restante do terreno funcionou um posto de abastecimento dos veículos da firma e, no anexo construído nos fundos, foram instaladas uma oficina mecânica, uma marcenaria e uma carpintaria.

  • Em 1973, a CEMIG encampou a Prada Eletricidade. Com essa incorporação a casa deixou de ter uso residencial para abrigar funções administrativas.

  • Em 1993, todos os terrenos que compunham o conjunto foram retificados com relação às suas medidas e confrontações, passando a se constituir num único imóvel. O imóvel foi adquirido em 1995 pela Prefeitura Municipal para ser ocupado com as instalações da Oficina Cultural de Uberlândia, com programações gratuitas enfatizando ensino/aprendizagem das artes e atividades de difusão cultural, tais como shows, teatro, exibições de filmes, dentre outras.
All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *