Secretaria de Cultura

Teatro Grande Otelo

Teatro Grande Otelo

  • O Teatro Grande Otelo, construído no ano de 1966, é elemento fundamental na formação da identidade cultural da cidade de Uberlândia. Possui expressivo valor simbólico e social e possui o atributo de despertar o sentimento de pertencimento na comunidade local. Quando foi construído ele representou um fomento às relações sociais de Uberlândia, tendo em vista que todos os espaços de sociabilidade e lazer estavam circunscritos ao centro da cidade.

  • A construção deste cineteatro na Vila Operária, associada às intervenções urbanas e paisagísticas em seu entorno, simbolizou o progresso e a sofisticação na cidade em crescimento. Atualmente, apesar de ser de arquitetura modesta, o Teatro Grande Otelo é uma referência importante no espaço urbano e também para a comunidade artística.

  • Atrelado à sua materialidade, existem valores, sensações, significados sociais e elementos subjetivos indissociáveis das tradições e memórias da comunidade local que reconhece seu valor histórico, cultural e simbólico enquanto um Teatro que é parte da construção da cidade e da identidade de seu povo.

  • Tendo em vista a sua importância e o arraigado sentimento de pertencimento da comunidade e acatando a Ordem Judicial do Processo de nº 0389161-56.2011.8.13.0702, no qual Excelentíssimo Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública determinou o tombamento do prédio conhecido como Teatro Grande Otelo o COMPHAC deliberou favorável à abertura do processo de Tombamento, concluído através do Decreto nº18035, de 1º de abril de 2019. 

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *