Secretaria de Cultura

Teatro Grande Otelo

Teatro Grande Otelo

Endereço: Avenida João Pinheiro, 1789

  • Registrado como Patrimônio Imaterial Municipal pelo Decreto nº 17.902 – 07/01/2019. Registro no Livro dos Lugares, Inscrição II, pág. 67.
  • Tombado como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 18.035, de 01/04/2019. Registrado no Livro do Tombo Histórico, Inscrição XX, pág. 29.
  • O Teatro Grande Otelo, construído no ano de 1966, é elemento fundamental na formação da identidade cultural da cidade de Uberlândia. Manifesta expressivo valor simbólico e social e possui o atributo de despertar o sentimento de pertencimento na comunidade local. Quando foi construído, então um cinema chamado Cine Vera Cruz, ele representou um fomento às relações sociais de Uberlândia, tendo em vista que todos os espaços de sociabilidade e lazer estavam circunscritos ao centro da cidade.
  • A construção deste cineteatro na Vila Operária, associada às intervenções urbanas e paisagísticas em seu entorno, simbolizou o progresso e a sofisticação na cidade em crescimento. Foi transformado em teatro em 1985 e, em 1992, passou a receber o nome atual em homenagem ao famoso artista uberlandense Grande Otelo.  Atualmente, apesar de ser de arquitetura modesta, o Teatro Grande Otelo é uma referência importante no espaço urbano e também para a comunidade artística local que reivindica a sua ocupação.
  • Atrelado à sua materialidade, existem valores, sensações, significados sociais e elementos subjetivos indissociáveis das tradições e memórias da comunidade local que reconhece seu valor histórico, cultural e simbólico enquanto um Teatro que é parte da construção da cidade e da identidade de seu povo.
  • Tendo em vista a sua importância e o arraigado sentimento de pertencimento da comunidade o Teatro Grande Otelo foi merecedor da aplicação do instrumento de Registro, como forma de garantir sua preservação, reconhecimento e valorização para esta e futuras gerações uberlandenses.
  • Aliado ao instrumento do Registro, foi acatada a Ordem Judicial do Processo de nº 0389161-56.2011.8.13.0702 no qual o Excelentíssimo Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública determinou o Tombamento do prédio conhecido como Teatro Grande Otelo.

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *