Secretaria de Cultura

Festa Junina

Festa Junina

As Festas Juninas em Uberlândia são muito comemoradas durante todo o mês de Junho. São festas em louvor a três santos – Santo Antônio no dia 13, São João Batista no dia 24 e São Pedro no dia 29. Na cidade as Festas Juninas se estendem também ao mês de Julho. São as chamadas Festas Julinas. A programação junina é bastante comemorada nas escolas da rede pública, empresas e tradicionalmente acontece a Festa Junina do Bairro Umuarama, Festa Junina da Ação Moradia e Festa Junina do Mercado Municipal.

Na zona rural, é comum iniciar-se a festança, no início da noite, com uma reza. Arma-se um altar improvisado, coberto com papel crepon, enfeitado com ramos de bambu e bandeirolas de papel de seda colorido. O fogo é um elemento preponderante. Ao redor dele tiram-se sorte prevendo o futuro, faz-se pedidos e come-se muitos alimentos churrascos: batata-doce, castanha de caju, milho, tudo assado nas fogueiras. As comidas típicas juninas são derivadas principalmente do milho, amendoim e mandioca: canjica, pamonha, bolo de fubá, tapioca, pé-de-moleque, mané-pelado, pipoca… Para acompanhar, o quentão, bebida típica feita com cachaça ou vinho, gengibre e açúcar a gosto.

Um episódio bem característico destas festas é a quadrilha, ao som da sanfona. Era uma dança realizada pela nobreza, que se popularizou inserindo elementos como o “casamento caipira”. O mastro onde será afixado o santo, por tempo determinado, também recebe tratamento especial por parte daqueles que vão prepará-lo: a escolha da madeira, a decoração que geralmente é feita com papel crepom e laranjas. A noite de São João, a mais tradicional, geralmente termina com danças ao redor da fogueira, ao lado das brasas apagadas por aqueles que à meia-noite passam sobre ela, numa demonstração de fé – “quem tem fé, não queima o pé”.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *