Secretaria de Cultura

Folia de Reis

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma festa devocional que expressa os sentimentos mais profundos dos homens. Seus personagens, cantos, ritmos, rezas, roupas e adereços são uma tentativa ritual de diálogo com Deus e os santos Reis, para que estes lhes protejam das contingências da vida. Esse cortejo de caráter religioso e popular ocorre entre o Natal e o mês de Janeiro, reproduzindo a viagem dos três Reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, à Belém para adorar o Menino Jesus.

A Folia de Reis de um modo geral tem 12 componentes, sendo que alguns têm denominações especiais: mestre embaixador ou capitão, contra mestre, alferes ou bandeireiro (carrega a bandeira); foliões (músicos) e palhaço.

A missão da Folia de Reis é fazer uma jornada de 07 dias, geralmente para cumprir algum voto feito aos santos Reis. Os cantos de folia referem-se, em geral, ao nascimento de Cristo. Os Músicos tocam vários instrumentos. Os mais comuns são: viola, cavaquinho, sanfona, caixa de guerra, triângulo, pandeiro e bumbo.

Em algumas regiões é possível encontrar outros instrumentos, tais como: chocalho, tarol e banjo. Os palhaços, quase sempre, representam os soldados de Herodes que perseguiam o menino Jesus. As roupas são elaboradas com as cores branca, verde, azul, rosa e amarelo.

O roteiro é planejado pelo chefe da folia e, em geral, sai da casa do festeiro, percorre outras casas recolhendo donativos e retornam para o mesmo local onde será realizada a Festa de passagem da coroa para o festeiro do ano seguinte.

Em Uberlândia esta tradição se mantém por meio dos mais de 50 grupos de Folias existentes na cidade, que se reúnem para sua grande festa anual, que ocorre no período de 06 a 20 de janeiro de cada ano. Nesta época, a cidade recebe dezenas de Folias vindas de diversos estados brasileiros, realizando o grande encontro na Capela de Santos Reis, Rua Barão de Ouro Preto, 73, bairro Xangrilá, onde, também, fica a sede da Associação das Folias de Reis de Uberlândia.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *