BEM VINDO A UBERLÂNDIA

Situada no centro-sul do país, é a segunda maior cidade do estado de Minas Gerais com aproximadamente 700 mil habitantes. São mais de 20 anos de trabalho e políticas públicas que fizeram com que destacasse como modelo de acessibilidade. O programa de acessibilidade de Uberlândia trabalha dia a dia em prol do reconhecimento de cada cidadão que aqui vive ou visita. A busca por superar desafios e eliminar barreiras é continua para tomar a cidade cada vez  melhor para todos. É a liberdade e o direito no simples ato de ir e vir quando quiser.

TURISMO ACESSÍVEL

Uberlândia é sinônimo de modernidade, desenvolvimento, organização e inclusão. Fruto de toda atenção especial dada à Lei Orgânica Municipal e à Legislação que trata dos direitos da pessoa com deficiência, Uberlândia está apta a receber todas as pessoas. Este guia contempla informações para que você possa conhecer nossa cidade, nossa cultura, arte, esporte e lazer. Seja bem-vindo!

DESTAQUES

  • Categoria A no ranking do turismo brasileiro;
  • Prêmio Internacional de Boas Práticas - ONU-HABITAT;
  • cidade do Brasil a ter 100% do seu transporte público acessível com elevadores e layout especial;
  • Mais de 10 mil pessoas beneficiadas pela frota;
  • Todos os prédios públicos municipais acessíveis;
  • Mais de 5 Mil rampas nas calçadas;
  • Todos os eventos com requisitos de acessibilidade;
  • Mais de 300 vagas de estacionamento demarcadas;
  • 215 apartamentos totalmente acessíveis com 635 leitos em todas as categorias

GASTRONOMIA

Durante sua estadia visite o melhor da gastronomia local. Diversos estabelecimentos da cidade possuem arquitetura adequada e estrutura acessível para atender as necessidades da pessoa com deficiência. A cidade conta com o tradicional Mercado Municipal, shoppings e variada rede comercial.

CULTURA E ARTE

Os principais espaços culturais e artísticos, como a Casa da Cultura e o Museu, estão situados em edificações acessíveis. Tem ainda o Teatro Municipal, projetado por Oscar Niemeyer, espaço que recebe eventos culturais e turnês nacionais, como o Festival de Dança do Triângulo, além de apresentações de renomados artistas, em uma estrutura de camarins, sanitários e palcos acessíveis. Há também poltronas para obesos, espaço para cadeirantes, elevadores e cabine de audiodescrição.

LAZER E ENTRETENIMENTO

Uberlândia conta com grandes clubes de recreação e lazer que disponibilizam seu espaço com total acessibilidade.

Dentro os espaços públicos, citamos o Parque do Sabiá, Parque Victório Siquerolli e os parques lineares, que contam com pistas de caminhada, de espaços de contemplação e academias ao ar livre.

ESPORTES

Uberlândia investe de forma efetiva no paradesporto e as equipes locais são destaque em competições oficiais. A cidade oferece excelente estrutura para a prática de esportes paralímpicos, como o Centro de Iniciação Esportiva – CIE, que atende atletas da iniciação e alto rendimento do paradesporto, nas modalidades de goalball, atletismo, tênis de mesa, parabadmington, halterofilismo, vôlei sentado, bocha e judô.

Além disso, os paratletas da FUTEL, em parceria com CDDU e a APARU, são destaque em todas competições que participam. Atletismo, bocha e halterofilismo são algumas das modalidades que nossos paratletas são referência, seja em torneios nacionais ou em campeonatos mundiais em Jogos Parapanamericanos e até nas paralimpíadas.

ARENA MULTIUSO TANCREDO NEVES (SABIAZINHO)

Com capacidade de 6 mil pessoas, A Arena Multiuso Tancredo Neves, popularmente conhecida com Sabiazinho, possui uma estrutura completa para sediar grande competições esportivas e eventos culturais.

O local conta com piso táteis, arquibancadas acessíveis, quadra poliesportiva, sala de imprensa, academia, amplo estacionamento, além de salas de aula e espaço para exposições e atendimento às crianças e às pessoas da terceira idade.

A Arena já sediou grandes eventos, como finais da superliga feminina de vôlei, jogos da seleção brasileira de futsal, uma etapa qualificatória da Copa Davis de Tênis, Torneio Pré Olímpico de Vôlei Feminino e grandes shows nacionais e internacionais.

ACOMODAÇÕES

Cidade referência em políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, Uberlândia oferece hotéis e centros de convenções com estrutura adaptadas, garantindo a segurança e autonomia dos visitantes.

A rede hoteleira do município conta com 215 apartamentos acessíveis e mais de 600 leitos em todas as categorias de classificação. 

TRANSPORTE

Primeira cidade do país com transporte 100% acessível, Uberlândia é referencia em mobilidade urbana para pessoas com deficiência, sendo reconhecida como exemplo de Boas Práticas em Transporte pela ONU Habitat 2012.

Todos os ônibus do transporte coletivo contam com elevadores e layout interno adequados. Os terminais de ônibus possuem rampas e elevadores de acesso, o que proporciona deslocamentos rápidos, seguros e autônomos.

A cidade também conta com os táxis acessíveis e veículos adaptados que oferecem o serviço de transporte aos passageiros com deficiência.