Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação

Proteção à mulher

Proteção à mulher

Salve Maria

Trata-se de um aplicativo que facilita a denúncia de violência contra a mulher. A ferramenta Salve Maria permite que qualquer pessoa denuncie abusos de forma rápida e precisa, por meio de um canal direto com a Polícia Militar (PM). O recurso foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) está disponível para a plataforma Android.

Casa da Mulher

A Casa da Mulher é um espaço que tem o objetivo de apoiar e proteger as mulheres. O local tem o objetivo de implantar  políticas públicas afirmativas que promovam social, cultural, econômica e politicamente as mulheres do município, com ações articuladas e a consolidação de atividades educativas, informativas e preventivas sobre as questões da mulher e as relações de gênero. Além disso, na Casa da Mulher funciona o Centro Integrado da Mulher (CIM) que integra o Núcleo de Apoio Municipal (NAM), Defensoria Pública e a Delegacia da Mulher. 

Centro Integrado da Mulher

O Centro Integrado da Mulher (CIM), tem como missão o atendimento à mulher vítima de violência doméstica, amparado pela Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). O CIM atende, acolhe e encaminha aos programas de proteção mulheres vítimas de violência conjugal e intrafamiliar (física, psicológica ou sexual) em parceria com a Delegacia Especializada da Mulher e ONG’s e Defensoria Pública. No local, as vítimas recebem apoio de psicólogos e assistentes sociais. 

Defensoria Pública – DP

Presta orientação e acompanhamento jurídico em questões envolvendo a violência doméstica. Oferece atendimento especializado para mulheres que não possuem condições financeiras para contratar um advogado. Ingressa-se em juízo, apenas processos relacionados ao Direito de família, tais como: divórcio, busca e apreensão de menores, guarda, pensão alimentícia, partilha de bens, reconhecimento e dissolução de união estável. O benefício neste órgão poderá ser utilizado apenas por mulheres vítimas de violência doméstica, e que tenham lavrado um BO – Boletim de Ocorrência.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM

Unidade da Polícia Civil, para atendimentos especializado à mulheres em situação de risco e violência. Tem caráter preventivo e repressivo e realiza ações de prevenção, apuração e investigação de crimes. Dentre algumas de suas atribuições, incluem: informar à mulher de seus direitos, instauração de inquérito policial, encaminhamento da solicitação de Medidas Protetivas ao órgão judiciário, expedição de guia para a realização do exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal) e encaminhamento de vítimas para a Casa Abrigo, em caso de risco de morte e extrema urgência.

Mais informações:
Endereço: Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 727, bairro Lídice
Atendimento: segunda a sexta-feira – 8h às 18h
Telefone: (34) 3231-3756
Central de atendimento à mulher em situação de violência:
Ligue 180 – 24h por dia 

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *