Secretaria de Desenvolvimento Social

Projetos e Ações da Prefeitura de Uberlândia – Saúde

Projetos e Ações da Prefeitura de Uberlândia – Saúde

A Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (RASCA) faz parte das Redes Temáticas da Secretaria Municipal de Saúde do município de Uberlândia e é responsável pelo planejamento e desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde das crianças e dos adolescentes, atuando em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e as Diretrizes de Atenção Integral a Saúde dos Adolescentes.

O Programa tem como objetivos: garantir o nascimento seguro e humanizado; a atenção à saúde do recém-nascido; o apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno; o estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância; o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (puericultura); a prevenção de violências e a promoção da cultura de paz; e a redução da mortalidade infantil através de ações estratégicas baseada nas investigações dos óbitos infantis de residentes no município.

Toda rede de saúde do município de Uberlândia está organizada para atender crianças e adolescentes nos seus diversos pontos de atenção: UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), UBS (Unidades Básicas de Saúde), UAIs (Unidades de Atendimento Integrado), o CAPSia (Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência), Centro de Convivência e Cultura da Saúde Mental, Consultório de Rua e Unidade de Acolhimento (Saúde Mental). Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, A rede também conta com o atendimento humanizado aos recém-nascidos e seus familiares, para a realização das ações do quinto dia de vida do bebê (realização do Teste do Pezinho; avaliação/orientação sobre a Amamentação, cuidados com os recém-nascidos e icterícia; orientação puerperal para a mulher no pós-parto) e posteriormente, enquanto a família precisar.

O município também oferece todas as vacinas que compõem o calendário básico de imunização, através do Programa Municipal de imunização.

A Sede da RASCA se situa no Anexo III da Secretaria Municipal de Saúde – av. Floriano Peixoto 1125, auditório, 2º andar. Telefone 3213-5601 ramal 215. Horário de funcionamento: 7h às 17hs.

Fluxos de pacientes de 0 a 12 anos e 11 meses na rede de saúde pública de Uberlândia

Teste do Olhinho

O teste do reflexo vermelho é uma ferramenta de rastreamento de alterações que possam comprometer a transparência dos meios oculares, tais como catarata (alteração da transparência do cristalino), glaucoma (alteração da transparência da córnea), toxoplasmose (alteração da transparência do vítreo pela inflamação), retinoblastoma (alteração da transparência do vítreo pelo tumor intraocular), descolamentos de retina tardios.

No Estado de Minas Gerais, o Teste do Olhinho é lei desde 2007 – Lei nº 16.672, de 08/01/2007, que obriga o Estado a disponibilizar gratuitamente o Teste do Reflexo Vermelho (teste do olhinho):

Art. 1º É obrigatória a realização do Teste do Reflexo Vermelho em recém-nascidos no Estado.
§ 1º O exame a que se refere o caput deste artigo será realizado logo após o nascimento e antes da alta hospitalar.
§ 2º Detectada alguma alteração no resultado do Teste do Reflexo Vermelho, o recém-nascido será encaminhado ao oftalmologista para a realização do exame de fundo de olho e tratamento adequado, se for o caso.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os nascidos no HC-UFU ou no Hospital Municipal já fazem em todos os bebês antes da alta.

Se nascidos em outros hospitais e não tem convênio, a referência é: Ambulatório Oftalmológico CASE – Av. Rondon Pacheco 2222. Tel: 3237-2215

Para agendar, o responsável pelo paciente precisa apresentar o pedido na unidade de saúde de referência que, através de sua própria Central de Marcação de Consultas, agendará o dia e horário.

Teste da Linguinha

Apesar de ainda não ser rotina na maioria dos hospitais, se o pediatra notar que há anquiloglossia o local de atendimento é:

Ponto de atendimento para frenotomia lingual –

UBS Santa Rosa
Horário: quarta-feira às 13 h.
Endereço: Rua Santa Catarina, 2825
Telefone: 3215-5134/ 3217-5886

Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Hospital Odontológico da UFU – Clínica de Odontopediatria
Atendimento: às quintas-feiras, das 14 h às 17 h.
Telefone: (34) 3225-8121
Endereço: Rua República do Piratini, s/n°. BL. 4L – Bairro Umuarama; CEP: 38405-349.

Documentos necessários: Carteira de identidade ou Registro de nascimento.

Teste da Orelhinha

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

Por lei todas as crianças devem sair da maternidade com o teste com data marcada, ele é gratuito. O agendamento segue o seguinte fluxo:

Nascidos no HC-UFU e Hospital Municipal: são realizados ainda na maternidade antes da alta.

Nascidos em outros hospitais, que não tem convênio de saúde que cobre o teste: O hospital faz o encaminhamento solicitando agendamento ao serviço de Fonoaudiologia do HC-UFU-Ambulatório Amélio Marques- Avenida Pará, 1720, Umuarama Uberlândia – MG, CEP: 38405-320 – Tel: 3218-2065., e, assim que disponibilizada a vaga o hospital entrará em contato com a família informando sobre a data e horário do exame.

Teste do Coraçãozinho

Por lei federal o Teste da oximetria: Realizar a aferição da oximetria de pulso, em todo recém-nascido aparentemente saudável com idade gestacional > 34 semanas, antes da alta da Unidade Neonatal.

Se positivo, fazer Ecocardiograma ainda na maternidade e encaminhar via Central de Regulação ao local adequado para manejo de cada cardiopatia específica. Se não foi feito por algum motivo, qualquer médico com um oxímetro pode realizar.

Teste do Pezinho

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) conhecido como “Teste do Pezinho” foi criado e implementado pela Portaria do Ministério da Saúde MG/MS n.º 822/01 em 2001, tem como objetivo detectar e tratar precocemente doenças, que se prevenidas evitam sequelas como a deficiência mental e outras

É oferecido gratuitamente à população dos 853 municípios de Minas Gerais por meio do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), viabilizado pelo NUPAD em Belo Horizonte.

Deve ser realizado no 5º dia de vida e impreterivelmente até 30º dia de vida. Se exame alterado, o NUPAD- Núcleo de Estudos e Apoio Diagnóstico de Belo Horizonte liga no Programa Saúde da Criança e do Adolescente (RASCA) comunica o Serviço Social da Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, que providencia o contato para providências de reteste, quando necessário, ou já encaminha para os locais de acompanhamento. Também faz a visita domiciliar para avisar a família e orientar sobre a consulta e dúvidas.

  • Hipotireoidismo
    • Ambulatório de Hipotireoidismo Congênito, no ambulatório de pediatria do HC-UFU-Endereço: Av. Pará, 1720 – CEP-38405-320 – Campus Umuarama
      Telefone: (34) 3218-2258 – (34) 3218-2435
  • Fenilcetonúria
    • Ambulatório São Vicente do Hospital das Clínicas/UFMG: Alameda Álvaro Celso, 271, 1º andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG.
      Telefone:(31) 3409-8917
  • Doença Falciforme
    • Hemocentro Regional de Uberlândia – Av. Levino de Souza, 1845 – Umuarama, Uberlândia – MG.
      Telefone: 3222-8801
  • Fibrose Cística
    • Ambulatório de Pneumologia Infantil do HC-UFU
  • Deficiência da Biotinidase (precisa de preenchimento de Tratamento Fora de Domicilio- TFD)
    • Ambulatório São Vicente – Hospital das Clínicas/UFMG. Alameda Álvaro Celso, 271, 1º Andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG.
      Telefone: (31) 3409-9566
  • Hiperplasia Adrenal Congênita
    • Ambulatório Hiperplasia Adrenal Congênita – HC UFU
  • Público alvo: Pacientes e suas famílias desde o nascimento do bebê até a idade adulta, bem como, quaisquer pacientes que possuem a fissura, de acordo com as necessidades relacionadas.
  • Forma de encaminhamento: Encaminhamento médico.
  • Endereço: Av. Floriano Peixoto 1125
  • Público Alvo: Pacientes com Síndrome de Down (até 12 anos e 11 meses), residentes em Uberlândia, que não estão sendo seguidos no ambulatório específico da UFU.
  • Forma de encaminhamento: Encaminhamento médico da rede de saúde do município.
  • APAE Uberlândia: Endereço: Rua João de Barro nº 396, bairro Cidade Jardim.
  • Horário de atendimento: quinta-feira às 13:00 horas
  • Público Alvo: Todas as idades com suspeita de DSTs ou doenças de transmissão vertical como Sífilis congênita.
  • Forma de encaminhamento: Agendamento feito pela Unidade de saúde de referência.
    Telefone: 3215-2444
  • Endereço: Endereço: Rua Avelino Jorge do Nascimento, 15, bairro Presidente Roosevelt
  • Horário de atendimento: 6 h às 18 h

O CAPSi presta atenção psicossocial e deve realizar o atendimento a crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, com transtornos mentais severos e persistentes e/ou com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo. Uberlândia conta com uma unidade de CAPSi composta por equipe multiprofissional (médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, entre outros) que atua sob a ótica interdisciplinar, a partir da construção de um Plano de Cuidados Singular, para cada paciente.

Mais informações:
Endereço: Rua João XXIII nº 215
Telefone: 3210-0046
Atendimento: 2ª a 6ª feira – 8h às 18h

Lista de abreviaturas e de siglas

  • AACD – Associação de Apoio à Criança Deficiente
  • ANS – Agência Nacional de Saúde
  • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
  • CAPSia – Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência
  • CER – Centro Especializado de Reabilitação
  • CERTO – Centro Evangélico de Reabilitação e Trabalho Orientado
  • HC-UFU – Hospital de Clínicas-Universidade Federal de Uberlândia
  • MG – Minas Gerais
  • NUPAD – Núcleo de Estudos e Apoio Diagnóstico de Belo Horizonte
  • PNTN – Programa Nacional de Triagem Neonatal
  • PTN- MG – Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais
  • PTS – Projeto Terapêutico Singular
  • RASCA – Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente
  • TFD – Tratamento Fora de Domicílio
  • UAI – Unidade de Atendimento Integrado
  • UBS – Unidade Básica de Saúde
  • UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família
  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
  • UFU – Universidade Federal de Uberlândia

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em