Secretaria de Educação

CEMEPE

CEMEPE

Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE

O Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) é uma instituição vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Esse centro de estudos foi idealizado por profissionais da educação com o objetivo de desenvolver programas e projetos de estudos, pesquisas, ações de intervenção pedagógica no cotidiano das unidades escolares e, principalmente, ser um local de encontro dos servidores da rede municipal de ensino em prol da formação continuada desses profissionais e da troca de experiências. Assim, o CEMEPE –  oficializado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Decreto Nº 5338, em 15/10/1992 – é uma conquista da cidade de Uberlândia com o objetivo melhorar a qualidade da educação pública municipal.

Mais informações:
Endereço: Av. Professor José Inácio de Souza, 1958, no Bairro Brasil
Telefone: 3212-4363
E-mail: cemepe@uberlandia.mg.gov.br

Projeto Formação Continuada 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do CEMEPE, oferece aos profissionais da educação vários cursos de formação continuada e, por meio de projetos, programas e parcerias, realiza diversas ações em parceria com instituições públicas e privadas nas 122 escolas municipais, a Prefeitura de Uberlândia propôs, para o período 2017-2020, o Projeto de Formação Continuada “Revisitando o Currículo da Rede Municipal de Ensino na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

A proposta é pautada em estudos relacionados ao currículo da Rede Municipal de Ensino e na reestruturação desse currículo sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso foi estruturado um processo coletivo de análise do currículo, como parte da obrigatoriedade de implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017, considerando as potencialidades, limites e desafios desse documento normativo e suas implicações no cenário da Educação.

O objetivo central dessa proposta é construir, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, uma identidade pedagógica da Rede Municipal de Uberlândia, em todos os níveis e modalidades de ensino, sendo pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (RCNEI), no Plano Nacional da Educação (PNE), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo de Minas Gerais e nas Diretrizes Curriculares Municipais (DCM), ainda, considerando o planejamento e as diversas realidades das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Saiba mais

  • Em 2017, foi realizado um diagnóstico institucional a fim de conhecer e entender melhor a Rede Municipal de Ensino e as unidades do Terceiro Setor. 
  • Em 2018, foi iniciada a construção coletiva do Plano de Ação Referência da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia com o intuito de superar os distanciamentos e divergências entre o ensino de uma unidade escolar para a outra e superar possíveis rupturas no processo de transição entre níveis de ensino.
  • Em 2019 e 2020, o Plano de Ação Referência será revisado e ampliado de modo que se torne as novas Diretrizes Curriculares Municipais, sendo valorizada a história curricular da Rede e em consonância com a BNCC e, por conseguinte, do Currículo do Estado de Minas Gerais. Para tanto, o movimento gradual e coletivo de revisão curricular está estruturado por Grupos de Trabalho (GTs), composto por representantes das unidades escolares de cada ano/nível/área/modalidade de ensino.

Pesquisa de Demanda de Cursos EAD – POLO UAB ANÍSIO TEIXEIRA – UBERLÂNDIA – MG

O Pólo UAB – Uberlândia está fazendo um levantamento para detectar interesse da comunidade sobre a possibilidade de oferta de cursos de graduação e especialização gratuitos e na modalidade à distância.

  • Com esse levantamento de demanda será mais viável solicitar novas e manter parcerias com nossas Instituições Educacionais, beneficiando assim nosso município e região.
  • Os Cursos oferecidos são responsabilidade das Universidades Federais que os propõem, devendo o aluno cursar integralmente na plataforma Moodle, havendo encontros presenciais no Polo para realização de atividades, provas, web conferências, apresentação de trabalhos de Conclusão de Cursos e outros que forem agendados pelos Coordenadores dos cursos.
  • Tanto as graduações quanto as especializações à distância são certificadas pelas Universidades e possuem o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais.
  • O ingresso à graduação se dá por meio de processo seletivo contando a nota do ENEM ou Vestibular tradicional.
  • No último edital 05/2018 da CAPES o Polo de Uberlândia foi contemplado com os cursos de Pedagogia e Administração Pública, oferecidos pela UFU.
  • Há possibilidade de recebermos mais cursos desta e de outras Universidades, caso haja demanda, para tanto, o município-sede e as cidades vizinhas devem demonstrar quais são os cursos pretendidos pela população, motivo pelo qual estamos fazendo essa captação de dados através desse questionário público, que será transformado em documento onde se registra o interesse da comunidade para oferta de novos cursos e continuidade dos já propostos.