Secretaria de Educação

CEMEPE

CEMEPE

Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE

O Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) é uma instituição vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Esse centro de estudos foi idealizado por profissionais da educação com o objetivo de desenvolver programas e projetos de estudos, pesquisas, ações de intervenção pedagógica no cotidiano das unidades escolares e, principalmente, ser um local de encontro dos servidores da rede municipal de ensino em prol da formação continuada desses profissionais e da troca de experiências. Assim, o CEMEPE –  oficializado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Decreto Nº 5338, em 15/10/1992 – é uma conquista da cidade de Uberlândia com o objetivo melhorar a qualidade da educação pública municipal.

Mais informações:
Endereço: Av. Professor José Inácio de Souza, 1958, no Bairro Brasil
Telefone: 3212-4363
E-mail: cemepe@uberlandia.mg.gov.br

Projeto Formação Continuada 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do CEMEPE, oferece aos profissionais da educação vários cursos de formação continuada e, por meio de projetos, programas e parcerias, realiza diversas ações em parceria com instituições públicas e privadas nas 122 escolas municipais, a Prefeitura de Uberlândia propôs, para o período 2017-2020, o Projeto de Formação Continuada “Revisitando o Currículo da Rede Municipal de Ensino na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

A proposta é pautada em estudos relacionados ao currículo da Rede Municipal de Ensino e na reestruturação desse currículo sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso foi estruturado um processo coletivo de análise do currículo, como parte da obrigatoriedade de implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017, considerando as potencialidades, limites e desafios desse documento normativo e suas implicações no cenário da Educação.

O objetivo central dessa proposta é construir, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, uma identidade pedagógica da Rede Municipal de Uberlândia, em todos os níveis e modalidades de ensino, sendo pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (RCNEI), no Plano Nacional da Educação (PNE), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo de Minas Gerais e nas Diretrizes Curriculares Municipais (DCM), ainda, considerando o planejamento e as diversas realidades das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Saiba mais

  • Em 2017, foi realizado um diagnóstico institucional a fim de conhecer e entender melhor a Rede Municipal de Ensino e as unidades do Terceiro Setor. 
  • Em 2018, foi iniciada a construção coletiva do Plano de Ação Referência da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia com o intuito de superar os distanciamentos e divergências entre o ensino de uma unidade escolar para a outra e superar possíveis rupturas no processo de transição entre níveis de ensino.
  • Em 2019 e 2020, o Plano de Ação Referência será revisado e ampliado de modo que se torne as novas Diretrizes Curriculares Municipais, sendo valorizada a história curricular da Rede e em consonância com a BNCC e, por conseguinte, do Currículo do Estado de Minas Gerais. Para tanto, o movimento gradual e coletivo de revisão curricular está estruturado por Grupos de Trabalho (GTs), composto por representantes das unidades escolares de cada ano/nível/área/modalidade de ensino.