As Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia partiu do princípio de que currículo pode ser concebido de diferentes formas. Sendo para além de um documento orientador que indica concepções teóricas e metodológicas para o processo educativo, esse representa o conjunto de experiências escolares, que se desdobram em torno do conhecimento em meio a relações sociais e, que contribuem para a construção da identidade de nossos estudantes.

Assim, Moreira e Candau (2008, p.17) afirmam que “a participação do educador, no processo de reelaboração curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção de currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula”.

Para tal, foram desenvolvidas três etapas:

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE / Assessoria Pedagógica, desde 2017 diante da publicação de importantes documentos legais nas esferas federal e estadual, tem trabalhado na atualização, construção e reconstrução das Diretrizes Curriculares Municipais. É válido destacar que desde a década de 90, a Rede Municipal de Ensino de Uberlândia já elaborava as suas Diretrizes Curriculares por meio da construção coletiva, convidando profissionais das Unidades Escolares para esse processo, o que acontece ao longo dos anos.

Assim, com os documentos normativos oficiais publicados, os profissionais das escolas, juntamente com a equipe do CEMEPE/Assessoria Pedagógica, foram convidados a colaborarem com este momento importante da Rede, validando o processo com a representatividade das Unidades Escolares. Desta forma, na esfera federal temos a BNCC, que foi homologada em dezembro de 2017, e na esfera estadual houve a construção do Currículo Referência de Minas Gerais, para orientar este movimento nas redes de ensino pública e privada.

 Assim, em 2018 foram convidados profissionais de todas as Unidades Escolares, representando as diferentes modalidades e níveis de ensino, bem como os componentes curriculares, compondo os Grupos de Trabalho (GTs) que se dedicaram a esse processo tão rico e importante em nossa Rede. A construção coletiva não é uma tarefa fácil, mas é o que legitima o que de fato deve acontecer nas escolas, uma vez que os protagonistas deste processo colaboraram com a composição das Diretrizes.

Os GTs compostos por profissionais da Rede foram assim organizados:

Entendemos que essa construção procurou em todos os movimentos um direcionamento teórico e metodológico, dando a identidade necessária à nossa Rede Municipal de Ensino. O que se pretende não é oferecer respostas prontas e irrefutáveis sobre a Educação Escolar, mas apontar e identificar quais são os princípios orientadores que propomos para as nossas escolas, uma vez que as bases epistemológicas que nos sustentam precisam estar claras e bem compreendidas por todos os profissionais. 

Como Diretrizes construídas de forma coletiva, movimento que a Rede sempre realizou, está passível de erros, lacunas, encontros e desencontros. No entanto, todos os escritos e ideias delineadas em sua elaboração, se pautaram na melhoria da qualidade da Educação Escolar do município, nos anseios positivos de profissionais que pensam o ato educativo dotado de grande responsabilidade. Assim, os textos refletem a própria diversidade de ações conjuntas realizadas em sua construção, diferentes forças tarefas e vários atores do processo.

Nesse movimento de “ir e vir”, houve lacunas ainda a serem identificadas e aprofundadas, mas temos a clareza de que as Diretrizes são documentos em constante reflexão/ação/reflexão com vistas à reconstrução necessária. É válido destacar que essas Diretrizes são registros em um tempo, espaço e contexto histórico, evidenciando possibilidades e obstáculos, como todo processo humano.

Nesse emaranhado de particularidades foram construídas as Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia, em evolução, assim como a educação o é, inacabada e repleta de seres humanos para se pensar o humano em formação.

A Rede Municipal de Ensino (RNE) de Uberlândia oferece a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Aos estudantes públicos da Educação Especial matriculados na Educação Básica Municipal, é ofertado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma a atender estes estudantes em suas especifidades e necessidades. A RME conta com a seguinte estrutura:

Mais informações:

Telefone: 3212-4363

E-mails: cemepe.pedagogico@gmail.com / direcao.cemepe@uberlandia.mg.gov.br / assessoriapedagogica.sme@uberlandia.mg.gov.br

Endereço: Av. Professor José Inácio de Souza, 1958, no Bairro Brasil