A Controladoria Geral do Município tem por finalidade orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da Administração Direta e Indireta, visando à utilização racional e regular dos recursos e bens públicos.
Conheça as principais atribuições da Controladoria Geral do Município
- Elaborar, apreciar e submeter ao Prefeito Municipal estudos e propostas de diretrizes, programas e ações que objetivem a racionalização da execução da despesa e o aperfeiçoamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, no âmbito dos órgãos da Administração Direta e Indireta e também que objetivem a implementação da arrecadação de receitas orçadas.
- Acompanhar a execução física e financeira dos projetos e atividades, bem como da aplicação, sob qualquer forma, de recursos públicos.
- Executar os trabalhos de auditoria contábil, administrativa e patrimonial junto aos órgãos do Poder Executivo.
- Verificar e certificar as contas dos responsáveis pela aplicação, utilização ou guarda de bens e valores públicos e de todo aquele que, por ação ou omissão, der causa à perda, subtração ou estrago de valores, bens e materiais de propriedade ou responsabilidade do município.
- Emitir relatório, por ocasião do encerramento do exercício, sobre as contas e balanço geral do município.
- Emitir relatório mensal, contendo resultados obtidos mediante o acompanhamento e avaliação dos controles existentes.
- Fiscalizar o cumprimento da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 e suas alterações, na forma do seu artigo 59.
- Identificar, analisar, verificar, mapear os processos administrativos, financeiros e operacionais, estabelecendo rotinas e corrigindo falhas, visando à eficiência e eficácia.
Mais informações:
Telefone: (34) 3239-2809
Email: controleinterno@uberlandia.mg.gov.br
Publicações
- Check List Prorrogação de Vigência Contratual e MI Circular nº 398/2018-CGM/PGM
- Resumo das Alterações do SICOM para 2019
- Cartilha de Gestão e Fiscalização de Contratos
- Manual de Orientações de Compras e Serviços da Prefeitura Municipal de Uberlândia – CGM
- Manual de Processos Licitatórios
- Plano de Auditoria Interna – PAINT 2019
Relatórios Anuais
Observatório da Despesa Pública
O Observatório da Despesa Pública (ODP) é uma unidade permanente da Controladoria Geral voltada à aplicação de metodologia científica desenvolvida pela Controladoria-Geral da União, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.
O objetivo do ODP é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública, os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGM, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.