Uberlândia é referência
Uberlândia é referência nacional em políticas públicas em atenção às pessoas com deficiência e se tornou a primeira cidade do Brasil com 100% do transporte coletivo acessível, que foi reconhecido como exemplo de Boas Práticas em Transporte pela ONU Habitat em 2012. O município está entre as cidades de médio porte no país com o maior índice de acessibilidade.
A realização de políticas públicas de acessibilidade na cidade sempre fez parte de um programa amplo, que envolve várias frentes e é desenvolvido de forma permanente. Isso permite que a cidade avance cada vez mais na difusão da cultura da acessibilidade e atendimento à legislação. Por meio das mais diversas ações de inclusão social, o município está empenhado em levar dignidade e qualidade de vida às pessoas, independentemente das condições de locomoção. Tudo isso para garantir que todas as pessoas, sem distinção, possam estudar, trabalhar, e realizar atividades de lazer de forma adequada.
Cartilha de acessibilidade
Essa é a 4ª edição da Cartilha de Acessibilidade documento que é uma referência técnica para construções acessíveis e adaptações de obras existentes. Totalmente didática, a cartilha destaca os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), sancionada em julho de 2015, e a norma técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em novembro do mesmo ano.
Acesse a cartilha aqui!
Normas ABNT
COMPOD
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMPOD, tem por finalidade principal a proteção e garantia dos direitos das pessoas portadoras de deficiência.
Conheça mais sobre as atribuições do COMPOD clicando aqui.