Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Defesa Civil

Defesa Civil

A Defesa Civil do município de Uberlândia, representada pela sua Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, é estruturada por um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o objetivo de evitar ou minimizar desastres naturais e/ou incidentes humanos. Para isso, o COMPDEC possui uma estrutura física no Distrito Industrial, onde abriga o depósito de suprimentos para atendimentos emergenciais. 

Principais planos de atuação do COMPDEC

Plano de Emergência Pluviométrico – PEP

  • Trata-se de planos preventivos e ações relacionados ao período chuvoso.

Plano de Auxílio Mútuo do Triângulo e Alto Paranaíba – PAM-TAP

  • Essa é ação cooperativa local, à qual empresas, instituições civis e militares unem-se para compor uma força-tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal que venha a acontecer com armazenamento e transporte de produtos químicos e inflamáveis.

Plano Emergencial INFRAERO 

  • Trata-se de um plano de socorro em caso de acidente aéreo relacionado ao aeroporto de Uberlândia

Plano de Contingência TRANSPETRO 

  • Trata-se de um plano de evacuação de área em situações necessárias.

Mais informações:
Endereço: Av. dos Eucaliptos, n. 800, Bairro Jardim Patrícia (9ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública de Uberlândia)
E-mail: defesacivil@uberlandia.mg.gov.br
Telefone: 199
Funcionamento: atendimento 24 horas. 

Uberlândia Resiliente

O programa Uberlândia Resiliente é composto por quatro projetos com objetivos específicos, porém complementares.

Fortalecimento da Integração entre COMPDEC e CBMMG

Convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros permite que os dois órgãos trabalhem em conjunto na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP, compartilhando recursos humanos e técnicos. Com o compartilhamento de recursos infraestruturais, humanos e técnicos, a COMPDEC e o CBMMG desenvolvem as seguintes ações:

  • Instauração de protocolo integrado de tele-atendimento e encaminhamento de ocorrências.
  •  Adoção de formulário padrão para registro de ocorrências relativas a eventos adversos.
  • Criação de banco de dados unificado de registro de ocorrências e de mapas de vulnerabilidade e risco.
  • Realização de capacitações e simulados.
  • Estruturação de planos destinados a orientar a população sobre medidas de segurança e prevenção a eventos relacionados a períodos chuvosos e de seca. 

Implantação de Sistema de Monitoramento Climático – CLIMAUDI

Criação de um sistema de monitoramento de variabilidade climática, em parceria com Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Prodaub. O objetivo é instalar 40 mini-estações que captarão dados relativos aos índices pluviométricos, temperatura, umidade do ar, velocidade e direção dos ventos, compondo um sistema integrado de dados no perímetro urbano, rural e nos distritos. Os dados serão utilizados para a construção de mapas socioambientais e novos sensores capazes de captar outros dados. As estações permitirão entender o comportamento da dinâmica climática no município e conduzirão as ações dos órgãos de proteção, indicando um sistema de alerta e evitando que a população seja impactada.

Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUPDEC’s Comunitários

Esse projeto é voltado para a educação ambiental. Os Nupdecs Comunitários estão sendo implantados inicialmente nos bairros Morumbi e Shopping Park, para que as comunidades possam ser envolvidas nos processos de autocuidado e gerenciamento de riscos. Os grupos com integrantes

dos bairros são formados após um trabalho de mobilização e capacitação junto aos interessados.

Formação de Núcleos Estudantis de Defesa Civil – NUPDEC’s Estudantis

Esse projeto prevê a implantação dos Nupdecs Estudantis em seis escolas municipais, com turmas do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). A função é levar, com a formação dos grupos nas unidades e diversas outras atividades, o conhecimento à comunidade escolar sobre as ações da Defesa Civil e propagar a importância da proteção coletiva. O objetivo é estimular os jovens em torno das questões que envolvem a preservação do meio ambiente e o preparo para o enfrentamento de situações adversas.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *