Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Defesa Civil

Defesa Civil

A Defesa Civil do município de Uberlândia, representada pela sua Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, é estruturada por um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o objetivo de evitar ou minimizar desastres naturais e/ou incidentes humanos. Para isso, o COMPDEC possui uma estrutura física no Distrito Industrial, onde abriga o depósito de suprimentos para atendimentos emergenciais. 

Principais planos de atuação do COMPDEC

Plano de Emergência Pluviométrico – PEP

  • Trata-se de planos preventivos e ações relacionados ao período chuvoso.

Plano de Auxílio Mútuo do Triângulo e Alto Paranaíba – PAM-TAP

  • Essa é ação cooperativa local, à qual empresas, instituições civis e militares unem-se para compor uma força-tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal que venha a acontecer com armazenamento e transporte de produtos químicos e inflamáveis.

Plano Emergencial INFRAERO 

  • Trata-se de um plano de socorro em caso de acidente aéreo relacionado ao aeroporto de Uberlândia

Plano de Contingência TRANSPETRO 

  • Trata-se de um plano de evacuação de área em situações necessárias.

Mais informações:
Endereço: Av. dos Eucaliptos, n. 800, Bairro Jardim Patrícia (9ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública de Uberlândia)
E-mail: defesacivil@uberlandia.mg.gov.br
Telefone: 199
Funcionamento: atendimento 24 horas. 

Uberlândia Resiliente

O programa Uberlândia Resiliente é composto por quatro projetos com objetivos específicos, porém complementares.

Fortalecimento da Integração entre COMPDEC e CBMMG

Convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros permite que os dois órgãos trabalhem em conjunto na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP, compartilhando recursos humanos e técnicos. Com o compartilhamento de recursos infraestruturais, humanos e técnicos, a COMPDEC e o CBMMG desenvolvem as seguintes ações:

  • Instauração de protocolo integrado de tele-atendimento e encaminhamento de ocorrências.
  •  Adoção de formulário padrão para registro de ocorrências relativas a eventos adversos.
  • Criação de banco de dados unificado de registro de ocorrências e de mapas de vulnerabilidade e risco.
  • Realização de capacitações e simulados.
  • Estruturação de planos destinados a orientar a população sobre medidas de segurança e prevenção a eventos relacionados a períodos chuvosos e de seca. 

Implantação de Sistema de Monitoramento Climático – CLIMAUDI

Criação de um sistema de monitoramento de variabilidade climática, em parceria com Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Prodaub. O objetivo é instalar 40 mini-estações que captarão dados relativos aos índices pluviométricos, temperatura, umidade do ar, velocidade e direção dos ventos, compondo um sistema integrado de dados no perímetro urbano, rural e nos distritos. Os dados serão utilizados para a construção de mapas socioambientais e novos sensores capazes de captar outros dados. As estações permitirão entender o comportamento da dinâmica climática no município e conduzirão as ações dos órgãos de proteção, indicando um sistema de alerta e evitando que a população seja impactada.

Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUPDEC’s Comunitários

Esse projeto é voltado para a educação ambiental. Os Nupdecs Comunitários estão sendo implantados inicialmente nos bairros Morumbi e Shopping Park, para que as comunidades possam ser envolvidas nos processos de autocuidado e gerenciamento de riscos. Os grupos com integrantes

dos bairros são formados após um trabalho de mobilização e capacitação junto aos interessados.

Formação de Núcleos Estudantis de Defesa Civil – NUPDEC’s Estudantis

Esse projeto prevê a implantação dos Nupdecs Estudantis em seis escolas municipais, com turmas do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). A função é levar, com a formação dos grupos nas unidades e diversas outras atividades, o conhecimento à comunidade escolar sobre as ações da Defesa Civil e propagar a importância da proteção coletiva. O objetivo é estimular os jovens em torno das questões que envolvem a preservação do meio ambiente e o preparo para o enfrentamento de situações adversas.

All articles loaded
No more articles to load