Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Defesa social

Defesa social

A Diretoria de Defesa Social tem por finalidade a elaboração e implantação das políticas de defesa social do município. Atua em consonância com os órgãos de defesa social, com o objetivo de assegurar o apoio necessário para a execução dos projetos e programas contidos no Plano Municipal Diretor de Defesa Social. São também atribuições desta diretoria garantir proteção e defesa do patrimônio público municipal, por meio de ações previstas em planejamento específico e apresentar ações de planejamento de vigilância e segurança patrimonial.

Além destas atribuições, a diretoria desenvolve ações e parcerias com a Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Poder Judiciário Estadual, Justiça Federal, Ministério Público, Sistema Prisional e Socioeducativo e demais órgãos públicos e entidades não governamentais, realizando ações conjuntas em prol de políticas locais de defesa social.

Atualmente a Diretoria de Defesa Social conta com o efetivo de 507 Agentes de Segurança Patrimonial, para atendimento de 234 equipamentos públicos municipais, dos quais  116 são videomonitorados.

Programa Fica Vivo

Destinado a adolescentes e crianças em situação de risco, o Programa Controle de Homicídios – Fica Vivo oferece atividades educativas, culturais e esportivas, atendimentos psicossociais e oficinas de integração comunitária. Realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, o programa que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Uberlândia, desenvolve ações voltadas para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco pessoal e social, por residirem em áreas com maior índice de criminalidade. O objetivo do programa é intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida do público atendido e, consequentemente, da comunidade em geral.

Desarmamento Infantil 

A Semana do Desarmamento Infantil ocorre na semana do dia 15 de abril – data instituída pela Lei 12.115/2015 como o Dia do Desarmamento Infantil. As atividades, realizadas nesse período, buscam contribuir com os processos educativos e conscientização de estudantes, pais e responsáveis, professores e demais membros da comunidade escolar sobre os perigos do uso de armas, promovendo a cultura da paz.

Durante o período são exibidos filmes relacionados ao tema, seguidos de discussões em sala de aula, além de ser incentivada a produção de textos e cartazes que abordam e retratam a questão da “não violência” e da “cultura da Paz”. Simultaneamente, ocorrem mesas redondas e debates públicos, envolvendo os educadores e os pais ou responsáveis dos estudantes. Ao final das atividades, as crianças são estimuladas a entregarem espontaneamente seus brinquedos violentos, como réplica de revólveres, facas e bonecos armados, além de jogos violentos e outros. Em um ato simbólico, esses brinquedos são destruídos e enviados para reciclagem. 

Mais informações:
Endereço: Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 707 – Bairro Lídice
Telefone: (34) 3219-1146
E-mail: segurancapatrimonial@uberlandia.mg.gov.br

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *