Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Prevenção às drogas

Prevenção às drogas

Caravana de prevenção

O Projeto Caravana de Prevenção às Drogas agrega um conjunto de ações de prevenção ao uso indevido de drogas. O objetivo é promover a cidadania do público escolar infantojuvenil, abrangendo os respectivos familiares, gestores, educadores e colaboradores da rede pública e privada de ensino. As ações realizadas em cada escola, no período de uma semana, aliam-se à outras estratégias de proteção e redução de risco, já desenvolvidas pelo poder público em Uberlândia. 

Ao prestar esclarecimentos e estimular reflexões sobre a temática, junto aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, o projeto contribui para a formação de multiplicadores na prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Com isso, o projeto oferece suporte à toda sociedade no enfrentamento e na consequente redução dos índices de dependência química no município.

Atividades desenvolvidas pelo projeto

Teatro de Fantoches

Essa atividade é destinada a crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Com uma linguagem adequada à correspondente faixa etária, são abordados temas relativos ao uso indevido de drogas, em especial aquelas de consumo mais comum, como o álcool e o tabaco.

Papo Legal

Ação destinada a estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, abrangendo também o ensino médio,  EJA e ensino superior. As atividades variadas, envolvem palestras, diálogos interativos, oficinas recreativas e culturais, rodas de conversa, debates sobre prevenção e exibição de vídeos. Os temas ressaltam a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis, como a prática de esportes, arte e cultura, visando a melhoria da qualidade de vida e das perspectivas de futuro.

Curso de Capacitação para Educadores

Visa capacitar educadores da rede pública e privada de ensino para a elaboração e realização de programas de prevenção ao uso de drogas, levando em conta a realidade de cada escola.

Orientações para pais ou responsáveis

São realizadas reuniões com objetivo de conscientizar pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre problemas relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas, com foco na prevenção e proteção. Além da temática específica, são abordados temas relacionados à importância das figuras de referência (pais, mães e outros adultos), bem como questões de autoridade, criminalidade e outras.

Oficinas Lúdicas 

São realizadas atividades como dança de rua, capoeira, grafite, teatro, artes circenses, rima contação de história, mix esportivo e mesa lúdica, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal, equilíbrio, prazer, superação de limites e resgate de valores. 

PROERD

O Programa de Educação e Resistência às Drogas – PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar, desenvolvido nas escolas estaduais e municipais, com a parceria da Prefeitura de Uberlândia. Tem por finalidade a prevenção do uso indevido de drogas e o enfrentamento da violência entre jovens. O resultado do programa tem sido positivo. Dados estatísticos apontam que 90% das crianças e jovens que já participaram das atividades de prevenção não se envolvem com drogas ou com a prática da violência.  

REAGE

O projeto REAGE é realizado em parceria com instituições religiosas e lideranças cristãs com o objetivo de prevenir e enfrentar o uso indevido de drogas. Esse projeto leva em consideração o importante papel que esses segmentos exercem na família e na sociedade, como fatores de proteção ao uso, abuso e dependência de drogas.

REPUD

O projeto Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas – REPUD, é executado por meio da realização periódica de atividades de prevenção ao uso, ao abuso e à dependência de drogas, junto aos funcionários e aos gestores de empresas parceiras. O objetivo é contribuir na prevenção do primeiro contato e ou na minimização do uso e do abuso, bem como no enfrentamento da dependência química por parte dos colaboradores, de forma a auxiliar as estratégias empresariais voltadas para a saúde dos trabalhadores e a melhoria da qualidade de vida dentro e fora do ambiente produtivo.

Rede de colaboração

O objetivo deste projeto é a articulação de uma rede de colaboradores, através das associações de moradores, instituições e entidades nos bairros, para a utilização de recursos existentes na própria comunidade formando uma rede para realizar ações de prevenção.

Exportando ideias

O projeto tem como objetivo difundir a experiência de Uberlândia na condução dos programas municipais, promovendo a implantação de ações de prevenção e reinserção social quanto ao uso e abuso de substâncias psicoativas, assessorando outros municípios interessados.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *