Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Reinserção social

Reinserção social

Novo Caminho

O Projeto Novo Caminho oferece aos socioeducandos do Centro Socioeducativo de Uberlândia – CSEUB a formação complementar para o exercício da cidadania e a preparação para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir na redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas.

Para complementar os cursos oferecidos por instituições de ensino, parceiras no projeto, a Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social realiza oficinas reflexivas e interativas em torno das seguintes temáticas: relações societárias, convívio familiar e social, prevenção às drogas, sexualidade e rede de cuidados. 

Com foco no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, bem como na formação dos mesmos para o exercício da cidadania, as oficinas temáticas dão suporte ao processo socioeducativo desenvolvido pelo CSEUB, auxiliando no desenvolvimento de competências relacionais favoráveis a uma futura e positiva inserção dos egressos no mercado regular de trabalho.

Recomeço

O projeto é executado nas comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de contribuir nos processos de atenção aos acolhidos e seus familiares. O projeto incentiva a motivação individual, o diálogo interpessoal e o fortalecimento de vínculos, como elementos essenciais do processo de reinserção social. São realizadas palestras e orientações voltadas para a prevenção de recaídas e para a construção de novos projetos de vida, envolvendo acolhidos e seus familiares, além de atividades esportivas e motivacionais.

Superar-te

O projeto Superar-te é realizado em sete comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura de Uberlândia. Seu objetivo é potencializar as capacidades individuais e coletivas dos acolhidos e, desse modo, contribuir com o processo de reabilitação e reinserção social dos mesmos. O projeto alia o estímulo e o suporte ao desenvolvimento de atividades artísticas, como customização de camisetas e produção de tapetes, com o acompanhamento sistemático de psicólogos. As ações têm foco na valorização do potencial criativo e na elevação da autoestima dos acolhidos como elementos importantes para a construção de novos projetos de vida.

Mais informações:
Telefone: (34) 3239-2818 | (34) 3239-2736
E-mail: diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *