Secretaria de Saúde

Ambulâncias

Ambulâncias

Central de ambulâncias 

A população de Uberlândia conta, 24h por dia, com os serviços da Central de Ambulâncias que trabalha também em parceria com o Corpo de Bombeiros. A Central conta com 56 ambulâncias no total, sendo 54 de simples remoção e 2 semi-UTIs.

Como funciona? 

Os veículos são utilizados para transferência de pacientes entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para realização de exames e consultas no Hospital Municipal e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) e também para cuidados do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e atendimento nos distritos. 

As unidades móveis também atuam em apoio ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Oeste, com atendimento no Consultório de Rua e para o Programa da Saúde Mental. 

Além dos veículos que atendem a rede de saúde, há outros 24h de plantão nas UAIs do bairro Martins, Luizote de Freitas, Pampulha, Planalto, Roosevelt, Tibery, São Jorge e Morumbi.

Como solicitar uma ambulância?

Para solicitar uma ambulância, se estiver passando mal, basta ligar nos telefones abaixo. É necessário ter um acompanhante.
Telefone da Central de Ambulância: 156 e 3236-6866 | 3236-6822.

Sistema integrado de atendimento a trauma e emergência – SIATE

Além da Central de Ambulâncias, em 2019, a população de Uberlândia passou a contar com um sistema de atendimento de emergência inédito no Brasil. O sistema que funciona 24h, conta com equipe mista de médicos, bombeiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de uma regulação médica própria para avaliação dos pedidos de socorro. 

Como funciona?

Os militares receberão os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel.

Principais características do Siate

  • Sistema municipal inédito de atendimento misto (profissionais do município e bombeiros) de traumas, emergências e casos clínicos pelo 193.
  • Equipes compostas por bombeiros, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem da rede municipal.
  • Alia expertise de atendimento na rua dos militares ao conhecimento técnico dos profissionais municipais
  • Regulação  própria para análise dos chamados/atendimentos e direcionamento de conduta caso a caso.
  • Mais um serviço na Saúde 24h à disposição da população de Uberlândia. Atualmente, município oferece o pronto atendimento de oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e a Central de Ambulâncias.
  • Base do Siate, instalada no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na avenida Rondon Pacheco, conta com seis ambulâncias de resgate (incluindo UTI Móvel) para atendimento exclusivo do novo sistema.
All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *