Secretaria de Saúde

Atendimento em casa

Atendimento em casa

A Prefeitura de Uberlândia realiza cerca de 1,6 milhão de atendimentos à população em suas próprias casas. Com os programas Melhor em Casa e Remédio em Casa os moradores de Uberlândia que recebem atendimento médico e farmacêutico. 

Programa Remédio em Casa

O Programa Remédio em Casa, criado em 2006,  faz a entrega gratuita de medicamentos a pacientes com mais de 60 anos que tenha doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, impossibilitadas ou com dificuldade para se locomover. São beneficiados pelo programa cerca de 2 mil pessoas por mês. Para se cadastrar no programa, é necessário procurar uma unidade de saúde, realizar uma consulta e fazer a inscrição. A Assistência Farmacêutica faz o cadastro eletrônico do paciente, informando os medicamentos  a serem utilizados e suas posologias. Em seguida, o paciente passa a receber os medicamentos em sua casa durante o prazo máximo de 6 meses ou conforme orientação médica, quando deve retornar para nova avaliação médica e renovar seu cadastro no programa.

Programa Melhor em Casa 

O programa oferece cuidados domiciliares às pessoas que possuem limitações temporárias ou permanentes e não conseguem se locomover. As equipes são multidisciplinares e contam com assistente social, médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e outras especialidades quando necessário. A atenção domiciliar proporciona um cuidado mais próximo à rotina da família, com atendimento humanizado e sem internações desnecessárias. Além de ser tratado no aconchego do lar, o atendimento domiciliar auxilia na recuperação do paciente e ajuda a diminuir as filas nos hospitais e unidades de saúde. 

Os pacientes atendidos pelo programa recebem no mínimo uma visita semanal – em alguns casos o atendimento em casa pode ser de até três vezes por semana. O tratamento domiciliar pode ser feito por meio de solicitação da equipe médica dos pacientes que estão internados ou para casos vindos da Atenção Primária (UBS e UBSF), como aplicação de medicamento endovenoso e curativos complexos. As solicitações são avaliadas e aprovadas de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *