Secretaria de Saúde

Atendimento em casa

Atendimento em casa

A Prefeitura de Uberlândia realiza cerca de 1,6 milhão de atendimentos à população em suas próprias casas. Com os programas Melhor em Casa e Remédio em Casa os moradores de Uberlândia que recebem atendimento médico e farmacêutico. 

Programa Remédio em Casa

O Programa Remédio em Casa, criado em 2006,  faz a entrega gratuita de medicamentos a pacientes com mais de 60 anos que tenha doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, impossibilitadas ou com dificuldade para se locomover. São beneficiados pelo programa cerca de 2 mil pessoas por mês. Para se cadastrar no programa, é necessário procurar uma unidade de saúde, realizar uma consulta e fazer a inscrição. A Assistência Farmacêutica faz o cadastro eletrônico do paciente, informando os medicamentos  a serem utilizados e suas posologias. Em seguida, o paciente passa a receber os medicamentos em sua casa durante o prazo máximo de 6 meses ou conforme orientação médica, quando deve retornar para nova avaliação médica e renovar seu cadastro no programa.

Programa Melhor em Casa 

O programa oferece cuidados domiciliares às pessoas que possuem limitações temporárias ou permanentes e não conseguem se locomover. As equipes são multidisciplinares e contam com assistente social, médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e outras especialidades quando necessário. A atenção domiciliar proporciona um cuidado mais próximo à rotina da família, com atendimento humanizado e sem internações desnecessárias. Além de ser tratado no aconchego do lar, o atendimento domiciliar auxilia na recuperação do paciente e ajuda a diminuir as filas nos hospitais e unidades de saúde. 

Os pacientes atendidos pelo programa recebem no mínimo uma visita semanal – em alguns casos o atendimento em casa pode ser de até três vezes por semana. O tratamento domiciliar pode ser feito por meio de solicitação da equipe médica dos pacientes que estão internados ou para casos vindos da Atenção Primária (UBS e UBSF), como aplicação de medicamento endovenoso e curativos complexos. As solicitações são avaliadas e aprovadas de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *