Iniciativas adotadas pela Prefeitura

  1. Reabertura do prédio do antigo Hospital Santa Catarina
    • Desde que voltou a operar, no dia 15 de abril, já foram disponibilizados 30 leitos de UTI e cerca de 80 de enfermaria, exclusivo para tratamento de paciente com Covid-19.
  2. Aquisição de cápsulas respiratórias
    • Na missão de combater o novo coronavírus (Covid-19) e garantir o atendimento necessário aos pacientes, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu no dia 28 de abril 10 cápsulas respiratórias.  O equipamento evita que pacientes tenham que ser precocemente entubados, o que oferece menor dependência da respiração mecânica e maior segurança tanto para o paciente quanto para a equipe médica. Elas foram instaladas no antigo Hospital Santa Catarina, onde foram criados leitos para acompanhamento de casos de Covid-19.
  3. Contratação de laboratório para realização de testes de Covid-19
    • A Prefeitura de Uberlândia segue com ações para amenizar os efeitos do novo coronavírus na cidade. Enquanto aguarda o envio de kits de testes de Covid-19 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a gestão municipal contratou, no dia 26 de março, o Laboratório Check-up, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para acelerar o diagnóstico de pacientes em Uberlândia. Os exames devem ficam prontos em até quatro dias.
  4. Compra de 20 mil testes rápidos
    • A Prefeitura de Uberlândia adquiriu em abril 20 mil testes rápidos de uma empresa de Curitiba (PR) para aplicar de forma massiva e fazer o mapeamento mais realista do contágio por coronavírus. Além de investimento do orçamento próprio, esses testes puderam ser adquiridos com o auxilio do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho, que, no dia 2 de abril, liberaram R$ 1 milhão para ajuda na compra dos equipamentos.
  5. Aquisição de 30 mil cápsulas de hidroxicloroquina
    • A prefeitura anunciou no dia 15 de abril a aquisição de 30 mil cápsulas de hidroxicloroquina. O medicamento está disponível para uso na rede municipal conforme prescrição médica no tratamento de contaminados pela Covid-19. A medição também está disponível nas farmácias da rede municipal e pode ser retirada com a apresentação de receita, mesmo que seja assinada por um médico da rede particular.
  6. Consulta virtual – Atendimento médico por WhatsApp
    • Desde o dia 27 de março, as pessoas que estão com sintomas suspeitos da Covid-19 podem receber mais informações sobre a doença e atendimento médico por meio de uma consulta virtual pelo “Zap da Prefeitura”, que funciona no número (34) 9.9774-0616.
  7. Escola em Casa – Plataforma digital para apoio aos alunos da rede municipal
    • Alunos da Rede Municipal de Ensino agora contam com uma ferramenta de apoio para estudos fora do ambiente escolar: é a plataforma digital “Escola em Casa”. Disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia, o recurso foi desenvolvido com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional durante o período de suspensão temporária das aulas- uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A plataforma foi lançada no dia 6 de abril e as aulas em tv aberta se iniciaram no dia 1 de junho.
  8. Acolhimento psicológico virtual para profissionais de saúde
    • Na linha de frente do combate à pandemia mundial provocada pelo novo agente do coronavírus, os profissionais da saúde estão diante de uma situação atípica e lutando contra um inimigo invisível, que provoca uma doença ainda sem tratamento específico e que também não tem vacina. Para lidar com os vários sentimentos que surgem diante deste cenário, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, no dia 5 de maio, um acolhimento psicológico para os profissionais da saúde da rede municipal por meio do aplicativo Whatsapp.
  9. Higienização em locais de maior movimentação de pessoas
    • Desde o dia 27 de março de abril o município está fazendo a higienização em pontos de concentração de pessoas. Para isso uso de três caminhões pipas, com capacidade de 15 mil litros cada, contendo hipoclorito de sódio. O líquido à base de cloro a 12% será diluído na água. A higienização é realizada por dois servidores em cada caminhão, com equipamentos de proteção individual (EPIs), que pulverizam o líquido na calçada, nos locais de apoio e próximo à rua.
  10. Sanitização com quartenário
    • No dia 21 de maio, a Prefeitura de Uberlândia iniciou nova técnica de higienização de ruas e locais públicos com produto sanitizador denominado de quaternário de amônia 5ª geração. O uso da substância é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi utilizado em cidades chinesas, europeias e em metrópoles brasileiras.
    • A aplicação do sanitizador está sendo feita com 20 bombas costais automatizadas e dois tratores no período noturno. As áreas são escolhidas a partir de imagens feitas por drones que localização as concentrações de pessoas.  Há ainda a higienização de vias públicas. 
  11. Suspensão temporária dos cortes no fornecimento de água
    • O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tomou algumas medidas em relação aos serviços prestados devido à pandemia do Coronavírus. Entre as ações, estão, desde o dia 26 de março, a suspensão do corte de fornecimento de água, caso o contribuinte esteja inadimplente. No entanto, as leituras continuam sendo realizadas diariamente, o que não isenta a necessidade do pagamento. A orientação é que o consumidor não deixe de efetuar os pagamentos em dia, para não incorrer em multas e juros.
  12. Suspensão dos atos de cobrança da Procuradoria Geral do Município
    • Conforme a portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), foi suspenso por 30 dias, a partir do dia 20 de março, o encaminhamento da Notificação de Existência de Débito perante os Correios, o apontamento de Certidão de Dívida Ativa diante do Tabelionato de Protestos e a inscrição de crédito tributário e não tributário em dívida.
  13. Cultura em Casa – Plataforma digital de acesso à cultura
    • Com o distanciamento social e o isolamento provocados pela pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Uberlândia vem desenvolvendo maneiras de promover o bem-estar da população. Prova disso é o espaço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura desde o dia 13 de abril no Portal da Prefeitura: o “Cultura em Casa” (clique aqui). Nesse ambiente virtual, a população encontra diversos materiais, como vídeo-oficinas, apresentações artísticas e cartilhas com informações sobre o patrimônio histórico da cidade.
  14. Ceai em Casa – Videoaulas de atividades para idosos
    • Com as atividades dos Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais) paralisadas devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) desenvolveu uma forma de manter o público do espaço em movimento. Desde do dia 13 de abril, estão sendo publicados vídeos no YouTube contendo aulas produzidas pelos professores. O objetivo é, mesmo à distância, continuar zelando pela saúde e bem-estar da população da terceira idade.
  15. Suspensão dos atendimentos presenciais e ampliação dos serviços digitais e por telefone
    • O atendimento ao público está suspenso temporariamente desde o dia 23 de março devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19). No período, a população poderá continuar utilizando todos os serviços municipais disponíveis nas plataformas online do Município, como o “Zap da Prefeitura” (34 9 9774-0616), redes sociais e o Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br). Além disso, cada secretaria municipal estará de prontidão para atender ligações da comunidade.
    • Sem atendimento presencial, o Procon ganhou espaço no Zap da Prefeitura (34) 99774-0616. Agora o consumidor consegue solicitar pela ferramenta negociação de dividas, fazer denúncias, entre outras opções. O DMAE também está oferendo canais de atendimento para a população, seja pelo ZAP da Prefeitura, via fone fácil 115 ou chat das redes sociais.
  16. Manutenção dos serviços essenciais 24h para atender o cidadão
    • Entre as diversas medidas adotadas pela Prefeitura de Uberlândia para garantir a segurança da população em meio à pandemia do novo coronavírus, a manutenção de serviços essenciais está entre os compromissos da administração municipal. Com números telefônicos funcionando 24h, o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), a Defesa Civil e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão à disposição para auxiliar os moradores em situações emergenciais.
  17. “Educação Virtual” – Plataforma de ensino online disponibiliza jogos e palestras de educação ambiental
    • Diante das ações de prevenção à propagação do novo coronavírus, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) passou a buscar alternativas de permanecer com as ações de educação ambiental. Por isso, desde 6 de abril, deu início ao projeto “EducAção Virtual”, disponível desde o dia 6 de abril na plataforma Google Classroom.
  18. Boletim Municipal do Coronavírus por meio da plataforma Microsoft Power BI, disponível no site da Prefeitura
    • Para garantir que a população tenha acesso a informações transparentes e atualizadas, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou uma nova área em seu portal eletrônico. Desde o dia 21 de março, ao acessar o endereço www.uberlandia.mg.gov.br/coronavirus/boletim-municipal-informe-epidemiologico/, o munícipe visualiza o Boletim Municipal Diário do novo Coronavírus (Covid-19).
    • Também foi desenvolvida uma ferramenta para reunir dados consolidados dos boletins municipais que informam os números da pandemia em Uberlândia. A medida segue a determinação da Prefeitura para que haja clareza da divulgação de dados e possibilite o amplo esclarecimento da população sobre a proliferação do vírus.
    • As informações, disponíveis por meio de gráficos e tópicos, foram compiladas em um espaço desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) com dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) de Uberlândia. As redes sociais oficiais da Prefeitura também são diariamente abastecidas com um resumo dessas informações.
  19. Aulas online da Futel
    • Diante do isolamento social provocado pela Covid-19, a orientação é que as pessoas pratiquem exercícios físicos dentro de suas casas. Pensando nisso, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) passou a oferecer, desde o dia 25 de março, aulas online de mix dance. A atividade é ministrada no Facebook do Parque do Sabiá, de segunda a sexta-feira, sempre às 18h30.
    • Além do Mix Dance, a Futel também passou a oferecer aulas de karatê online duas vezes por semana. Outra modalidade que pode ser realizada com o auxílio remoto da Futel é a Ginástica Funcional. A atividade acontece de segunda a sexta-feira com duração média de 30 minutos. As transmissões ficam gravadas para continuarem disponíveis na rede social para quem preferir se exercitar em outro horário.
  20. Protocolo Online
    • A prefeitura de Uberlândia disponibilizou em 29 de maio o Protocolo Digital. Por meio dessa ferramenta, o munícipe pode solicitar mais de 50 tipos de requerimentos da Secretaria Municipal de Administração de forma virtual por meio do Portal da Prefeitura.  O recurso desenvolvido pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) beneficia diretamente milhares de pessoas que utilizam os serviços municipais. Esta é uma das inúmeras ações medidas adotadas pela gestão municipal a fim de manter a prestação de serviços essenciais à comunidade, mesmo durante a pandemia do coronavírus.
  21. Produção de máscaras
    • A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Administração Prisional e Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga iniciou no dia 12 de maio o projeto “Pontos que unem”. Trata-se de uma oficina de profissionalização em costura que produz cerca de 600 máscaras por dia, cujas peças serão utilizadas nas medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.
    • Produzidas com os materiais fornecidos pela prefeitura e com a mão de obras dos detentos, destinação das máscaras foi dividida em dois grupos, sendo 80% para servidores da administração pública municipal, prioritariamente agentes de saúde, assistentes sociais, agentes patrimoniais e profissionais que atuam com atendimento presencial ao público. O outro grupo receberá 20% da produção e é constituído por agentes estaduais de segurança pública.
  22. Prefeitura aprimora cuidado com idosos das Instituições de Longa Permanência
    • Com a pandemia de Covid-19, os cuidados foram intensificados nas quatro Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) subvencionadas pelo município, visando  o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida do público atendido.
    • Todos os idosos foram testados para a presença do novo coronavírus. Além disso, estão sendo monitorados diariamente por uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, bem como os profissionais das instituições. Duas vezes por dia, eles têm a temperatura aferida e monitoramento de outros sinais vitais.
  23. Portal de apoio às empresas
    • Com o desafio de buscar soluções para que a economia se mantenha ativa enquanto medidas sanitárias definidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 são adotadas para proteger a população do avanço do novo coronavírus, desde o dia 17 de abril, a Prefeitura de Uberlândia tem intermediado negociações entre os mais diversos setores. Todo esse trabalho pode ser acompanhado na página “Apoio às empresas”, disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia. (Confira aqui).
  24. Imunização contra influenza
    • No dia 23 de Março, com a declaração da Organização Mundial de Saude (OMS) de pandemia relacionado ao novo agente do coronavírus, que transmite a doença Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia adotou novas estratégias para a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como agendamento e esquema de “drive-thru de vacina. Nesta primeira fase, segundo determinação do Ministério da Saúde, serão vacinados as pessoas acima de 60 anos e os profissionais da saúde.
    • As medidas visam proteger os idosos, neste primeiro momento, e impedir a aglomeração. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o agendamento da vacina dos idosos cadastrados na rede por meio do 0800-940-1480. A Secretaria também disponibilizou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto, Roosevelt e Tibery, um esquema de “drive-thru” de vacina para o idoso que for de carro e ser vacinado sem descer do veículo, evitando contato com outras pessoas.
  25. Auxílio a agentes culturais
    • A fim de proporcionar acesso à produção artística e auxiliar o setor cultural durante o período de pandemia, quando os espaços culturais estão fechados por questão e segurança, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura lançou no dia 5 de maio um edital de proposta de auxílio ao setor cultural. A medida prevê a destinação de aporte financeiro para propostas de apresentações e de iniciativas de formação técnico-cultural que possam ser executadas e transmitidas na internet (ao vivo ou gravadas).
    • A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura ampliará o acesso da população a bens e serviços artístico-culturais. Além disso, movimentará a cadeia produtiva cultural com rapidez e eficiência, atendendo agentes culturais que tiveram suas atividades diretamente impactadas e sua renda fragilizada pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia de coronavírus. As apresentações dos artistas começam a ser transmitidas no dia 20 de junho.
  26. Google for Education
    • A equipe da Secretaria Municipal de Educação resolveu inovar novamente e oferecerá a formação online Google for Education a partir de 17 de junho. Inicialmente, o curso será feito gratuitamente por professores, analistas pedagógicos, diretores e vice-diretores de 20 escolas municipais. O objetivo do curso é apresentar as ferramentas e recursos do Google for Education que podem ser utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem, visando torná-los mais dinâmicos e atrativos para estudantes e professores.
    • Com os recursos, os professores poderão criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensar de forma crítica, sem interromper os fluxos de trabalho em andamento. Ao utilizar a plataforma educacional digital, os usuários contam com disponibilidade de acesso a qualquer momento e em qualquer lugar, armazenamento em nuvem, maior interação, feedback imediato e total segurança e privacidade.
    • A utilização do Google for Education na rede municipal de ensino começou a ser concebida neste ano. Já no início do ano letivo foram criados o domínio para a secretaria e e-mails para cada escola pelo Gmail. No mês de maio, aconteceram as formações das equipes administrativas das escolas, dos inspetores da SME e dos profissionais do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Nesta próxima etapa, passarão pelas formações os professores de 20 escolas municipais e posteriormente das demais 33 unidades, completando toda a rede do ensino fundamental.
  27. Kit alimentação
    • Aproximadamente 13 mil estudantes da rede municipal cadastrados no programa federal Bolsa Família 2019 foram beneficiados desde o início de abril com o kit alimentação. Os gêneros alimentícios são provenientes do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) e a decisão do público atendido foi tomada junto ao Conselho de Alimentação Escolar e Ministério Público Estadual (MPE).
    • Para não provocar aglomeração, a distribuição dos gêneros alimentícios está sendo realizada pela Diretoria de Abastecimento e Distribuição (DAD), por meio dos motoristas do transporte escolar nas residências dos contemplados. Além de itens básicos, os estudantes também receberam hortifrútis e gêneros da agricultura familiar. A primeira fase de entrega começou no dia 6 de abril.
  28. Fiscalização
    • Atuando intensamente desde a segunda quinzena de março, a fiscalização da Prefeitura de Uberlândia foi reforçada em 4 de junho, a partir de novas deliberações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. Com nove secretarias envolvidas, o trabalho passa a trabalhar com sanções de acordo com o Código de Posturas, uma vez que a parte de orientação aos proprietários dos estabelecimentos já foi realizada.
    • Canais de denúncia:
    • Zap da Prefeitura: (34) 99774-0616
    • Fale com o Procon: 151
    • E-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br
    • Site: faleprocon.uberlandia.mg.gov.br.
  29. Enfermarias feminina e pediátrica da UAI planalto começam a funcionar
    • No dia 15 de junho, as obras de ampliação das enfermarias feminina e pediátrica foram entregues e o espaço começou a funcionar, recebendo seus primeiros pacientes. Com a oferta de 17 novos leitos com mais espaço entre eles, o ambiente também possui três novos banheiros, colchões novos e apropriados e pontos de rede de gases (oxigênio e ar comprimido) em cada um dos leitos. A nova estrutura também permite a utilização de ventiladores mecânicos caso seja necessário.
  30. Parceria com Anatel para dados de isolamento
    • Desde o início de junho, a Prefeitura de Uberlândia passou a utilizar o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), que verifica o deslocamento das pessoas na cidade e acompanha o nível de aglomeração. O sistema é viabilizado por meio de um acordo com as empresas de telefonia e as informações são coletadas sem desrespeitar a privacidade dos usuários. Os primeiros dados foram divulgados em 9 de junho.
  31. Realização de Drive Thrus de testes rápidos em contatos de pacientes confirmados
    • Desde o dia 9 de maio a Prefeitura de Uberlândia mobiliza servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fazerem testes em pessoas que tiveram contato direto com aqueles que foram diagnosticados com a Covid-19. Com a ação, Uberlândia se tornou uma das cidades que mais realiza testagem no Brasil, com uma taxa de testagem 18 vezes maior que a média de testagem do Estado de Minas Gerais.
  32. Pessoas em situação de rua
    • Desde o início da pandemia, a Prefeitura intensificou o cuidado com as pessoas em situação de rua adotando várias medidas de proteção voltadas a essa população. Além dos 160 leitos já permanentes nos quatro abrigos subvencionados pela gestão municipal, a Administração Municipal se preparou para o caso de lotação dos espaços. Além disso, todas as pessoas abrigadas no “Ceami Martins” foram transferidas para outros equipamentos. Assim, essa unidade ficou à disposição para receber novas pessoas sem o risco de contaminarem quem já estava abrigado.
    • Tornando ainda mais intensa uma atuação que acontece ao longo de todo o ano, as equipes intensificaram as rondas em pontos de aglomeração para abordar as pessoas e convidá-las para se alojarem. Nos espaços, os abrigados contam com estrutura completa de higienização, como chuveiro, toalhas, cobertores, roupas limpas, além de alimentação e agasalhos.
  33. Entrega de Cestas Básicas no Condomínio do Idoso
    • A Prefeitura realizou no dia 19 de maio a doação de cestas básicas para moradores do Condomínio do Idoso. Junto das cestas foi entregue um conjunto com dez máscaras laváveis e reutilizáveis em cada uma das residências habitadas atualmente.
    • Também foram repassados kits com álcool em gel para os idosos e constantemente eles são informados sobre como evitar o contágio da Covid-19. Com esta ação, a Prefeitura também contribui para diminuir a circulação dos atendidos, que não precisam sair do “Condomínio do Idoso” para adquirir os materiais recebidos. O equipamento social é um projeto pioneiro inaugurado em junho de 2008. O espaço está localizado no bairro Guarani e conta com 24 casas, tudo construído de acordo com normas técnicas de acessibilidade.
  34. Treinamento Paratletas
    • Por conta da interrupção de atividades presenciais em centros de treinamento, devido à pandemia do Covid-19, paratletas de atletismo da equipe da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu)/Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), iniciaram, em junho, treinamentos realizados em suas casas, sob supervisão online feita por Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel. O treinador atende os paratletas individualmente e orienta na realização de exercícios.
    • Além disso, por ser coach, Leandro Garcia ministra um treinamento de inteligência emocional aos paratletas, que foram divididos em duas turmas – uma com 12 alunos, com aulas nas segundas-feiras, e outra com 14 alunos e aulas nas terças-feiras.
  35. Lives do Procon
    • Empenhada em orientar os consumidores após a paralisação dos atendimentos presenciais em prevenção ao Covid-19, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor passou a realizar lives no dia 23 de março pelas suas redes sociais. As transmissões contam com a participação do superintendente do órgão e tratam sobre direitos dos consumidores. A Superintendência intensificou ainda as fiscalizações sobre preço de produtos em supermercados de todas as regiões da cidade. O Procon apura ainda denúncia de funcionamento irregular de estabelecimentos.
  36. Doação de Cestas Básicas a recicladores
    • Cestas básicas foram doadas no dia 13 de maio aos recicladores das cinco associações e uma cooperativa de reciclagem. Os associados receberam orientações de prevenção à Covid-19, como a necessidade do uso de máscaras e álcool em gel.
    • A iniciativa visa contribuir com os recicladores que trabalham na triagem do material durante o período de pandemia do Coronavírus. Todos eles recebem os donativos uma vez que surgiram dificuldades de comercialização e diminuição do material reciclável em decorrência do fechamento dos estabelecimentos comerciais.
  37. Reunião com instituições financeiras
    • A situação estabelecida pela pandemia do novo coronavírus é sem precedentes na história recente da humanidade e gera reflexos em diversos segmentos. Atento a todos eles, a Prefeitura iniciou em 14 de abril uma série de reuniões com instituições financeiras e cooperativas com o objetivo de esclarecer e oferecer informações à população das mais variadas opções disponíveis para auxílio a pequenos, médios e grandes empresas instaladas em Uberlândia.
  38. Ceais oferecem videoaulas de atividades para idosos
    • Com as atividades dos Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais) paralisadas devido à pandemia do Coronavírus (COVId-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) desenvolveu uma forma de manter o público do espaço em movimento. Estão sendo publicados vídeos no YouTube contendo aulas produzidas pelos professores. O objetivo é, mesmo à distância, continuar zelando pela saúde e bem-estar da população da terceira idade.
  39. ITBI pode ser solicitado via e-mail durante período de isolamento social 
    • O enfrentamento à pandemia de coronavírus fez com que a Prefeitura de Uberlândia adotasse medidas de modo a evitar a aglomeração de pessoas para reduzir o risco de contágio. Com isso, alguns serviços que antes eram presenciais foram disponibilizados digitalmente. Dentre eles está a emissão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).Basta que o interessado envie um e-mail para itbi@uberlandia.mg.gov.br e faça a solicitação.
  40. Rretirada online de certidões da Secretaria de Planejamento Urbano
    • Com o compromisso de facilitar a vida do cidadão e ampliar o oferecimento de serviços pela a internet, a Prefeitura de Uberlândia desenvolveu mais uma alternativa online para a população. Já está disponível no Portal da Prefeitura um sistema que permite a retirada de diversas certidões da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que antes só podiam ser requeridas presencialmente no Centro Administrativo. A expectativa é que a ferramenta reduza pela metade o tempo para a retirada dos documentos. O serviço está disponível para 12 tipos de certidões.
  41. Força-tarefa intensifica fiscalização em estabelecimentos da cidade
    • Desde que a pandemia do coronavírus provocou a suspensão do atendimento presencial em vários setores comerciais, a Prefeitura de Uberlândia iniciou uma verdadeira força-tarefa para fiscalizar o cumprimento das medidas decretadas pelo Município, Estado e União. Diariamente, estão nas ruas equipes da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com parceria das polícias Militar e Civil e coordenação do Ministério Público Estadual.
  42. Vídeoaulas do Escola em Casa
    • A Educação é uma das prioridades da Prefeitura de Uberlândia. Com o fechamento temporário das escolas, a Secretaria Municipal de Educação está realizando diversas ações que aproximam o estudante da rede municipal da rotina escolar. Desde 2020, videoaulas do Programa Escola em Casa, idealizadas e produzidas pela pasta, começaram a ser veiculadas na TV Universitária (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia) e no Portal da Prefeitura.
  43. Zap da Prefeitura passa a oferecer serviços do Procon
    • Ferramenta possibilita denúncias, negociação de dividas, entre outras opções
    •  A Prefeitura de Uberlândia disponibilizou mais uma opção no Zap da Prefeitura para trazer mais acesso à população nos serviços públicos durante esse período de epidemia do Coronavírus (Covid-19). A partir daí, poderão ser feitas denúncias referentes a estabelecimentos abertos irregularmente, aglomeração de pessoas, preços abusivos, além de ser possível solicitar a negociação de dívidas e fazer outras reclamações.
  44. Consulta virtual ganha suporte para atendimentos psicológicos
    • Desde o ano passado, os médicos que perceberem a necessidade de atendimento psicológico para os pacientes podem fazer o direcionamento destes casos pelo Zap da Prefeitura. A plataforma de atendimento online ganhou uma ferramenta que permite este encaminhamento para os psicólogos disponíveis para realizar o acolhimento. No entanto, o atendimento psicológico é somente para os pacientes que estão em atendimento online nos quais o médico tenha detectado essa necessidade.
  45. Aulas esportivas online
    • A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) oferece aulas online de diversas modalidades, como karatê e mix dance. As atividades incentivam uma rotina saudável da população, melhorando o condicionamento físico e, consequentemente, a imunidade contra doenças virais, tais como a Covid-19.
  46. Empreendedores podem se cadastrar gratuitamente no Mais Negócio
    • Desde o meio do ano passado, o empreendedor uberlandense conta com um importante aliado para fortalecer o seu negócio, especialmente diante dos desafios econômicos e de saúde impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Prefeitura de Uberlândia lançou a plataforma “Mais Negócio”, uma página virtual que oferece serviços 100% gratuitos como capacitação, cursos profissionalizantes e espaço de divulgação para todos os comércios dos bairros e de toda a cidade. 
  47. Portal Saúde amplia capacitação de profissionais
    • Os profissionais da rede pública municipal de saúde contam agora com uma nova ferramenta para continuar o aprimoramento das capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). Visando ampliar o acesso à formação e ao desenvolvimento dos profissionais para uma melhor atuação com a comunidade, a Prefeitura de Uberlândia criou o Portal Saúde. A nova plataforma de uso interno tem o objetivo de reunir capacitações, protocolos e normativas referentes às condutas médicas e administrativas, tornando os processos padronizados para o bom funcionamento e acolhimento na rede pública de saúde.
  48. Informatização de processos da Central de Regulação
    •  A população usuária da rede pública de Saúde de Uberlândia conta com mais agilidade nos trabalhos de marcação dos procedimentos realizados pela Central de Regulação. A Prefeitura de Uberlândia começou a fazer uso de uma plataforma virtual em todas as unidades de saúde que informatiza todo o trâmite do setor de regulação. Desenvolvido pela empresa Fast Medic, que já disponibiliza o prontuário eletrônico nas unidades, a plataforma Módulo Regulação permitirá a informatização dos processos que envolvem o encaminhamento dos pedidos feitos nas unidades, a marcação dos procedimentos, que são realizados pela Central de Regulação, bem como a execução por parte dos prestadores do serviço.  
  49. 49 – Acompanhamento do transporte público via GPS
    • Para dar aos usuários maior capacidade de monitoramento do transporte público e, consequentemente, evitar aglomerações dentro dos veículos, a Prefeitura lançou o novo aplicativo Udibus. Por meio de informações repassadas pelos GPSs instalados em todos os veículos da frota, além do mapeamento de todos os pontos existentes na cidade, o usuário terá em mãos diversas informações (veja mais abaixo) que o ajudarão na locomoção utilizando o Sistema Integrado de Transporte
  50. Inauguração do novo Centro de Internação Pediátrico
    • A fim de continuar garantindo a internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, a Prefeitura inaugurou, em janeiro de 2021, o Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos. A unidade funciona   no prédio inicialmente destinado ao funcionamento da UPA Pacaembu (Norte), mas que apresentava inconformidades estruturais incompatíveis para essa finalidade. O equipamento hospitalar foi então reformado e adequado para o correto atendimento ao público infantil.
  51. Cadastro e logística para vacinação
    • Antes mesmo de ter doses de vacinação disponíveis no município, a Prefeitura de Uberlândia já havia deixado tudo pronto para o início da imunização. Na época, foi disponibilizado no portal do município o cadastro prévio para a imunização. A princípio, a ferramenta pôde ser acessada pelo público previsto para ser contemplado na primeira fase do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19: trabalhadores de saúde (profissionais que prestam serviço em estabelecimento de saúde) e idosos acima de 60 anos.
  52. Início da vacinação contra Covid-19
    • Assim que chegaram as primeiras doses de vacinas contra Covid-19 em Uberlândia, em janeiro deste ano, a Prefeitura colocou em prática uma grande estrutura de profissionais para vacinar a população o mais rápido possível, seguindo integralmente os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.  São inúmeros profissionais envolvidos e vários locais de vacinação, como o estacionamento do Centro Administrativo, UTC e Arena Sabiazinho. 
  53. Vacinômetro está disponível no site da Prefeitura
    • O acesso à informação é um importante instrumento no combate à pandemia. Em mais uma medida de transparência nas ações nesta batalha contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), disponibiliza a partir de hoje (24) uma nova ferramenta: o ‘Vacinômetro’. Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, a evolução da cobertura vacinal, entre outros.
  54. Prefeitura distribui kit alimentação para alunos
    •  A Prefeitura de Uberlândia está entregando kits alimentação a todos os alunos da rede municipal que solicitaram o benefício. Os kits serão destinados tanto para os estudantes da rede urbana, quanto das escolas rurais. Os cadastros podem ser feitos para atender também os alunos dos distritos de Tapuirama, Martinésia, Miraporanga e Cruzeiro dos Peixotos.
  55. 55 – Prefeitura abre cadastro para solicitação de kit alimentação social
    •  Para ampliar o acesso de famílias em vulnerabilidade a uma alimentação adequada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Trabalho e Habitação lançou um portal para cadastro de interessados em receber um kit alimentação social.  Para solicitar o kit ao Município, basta acessar aqui e preencher todos os campos solicitados. Após o cadastro, assistentes sociais iniciarão análises criteriosas dos dados informados, inclusive com visitas aos domicílios para conferência da situação de vulnerabilidade.

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