Para orientar os empreendedores e fomentar as vendas locais nesse momento da pandemia, a Prefeitura de Uberlândia criou esse vídeo que ensina como o empreendedor pode participar das licitações realizadas pelo município de Uberlandia.
O pregão eletrônico é a modalidade de licitação utilizado pelo Município de Uberlândia para realizar mais de 80% de suas compras.
Para efetivar suas compras, prioritariamente por pregão eletrônico, o Município de Uberlândia utiliza a ferramenta denominada ComprasNet, que também é utilizada pelo Governo Federal e diversos outros órgãos públicos.
Para participar dos pregoes eletrônicos do município de Uberlândia e outros órgãos o empreendedor deve realizar seu cadastro no SICAF e portal ComprasNet.
Vamos lá, o portal ComprasNet também conhecido como Compras Governamentais é o portal utilizado pelo governo federal para divulgar editais de compras e realizar a disputa de pregões eletrônicos e cotações eletrônicas. As oportunidades são muitas e os valores que o Governo Federal movimenta encantam os fornecedores.
De uma forma bem objetiva vamos explicar quais são os passos necessários para disputar um pregão eletrônico.
Então, os passos são:
- Passo – Entrar no portal de compras do Governo (https://www.comprasgovernamentais.gov.br), este é o portal onde a Prefeitura de Uberlândia realiza suas compras por Pregão Eletrônico.
- Passo – Cadastro de fornecedor: será necessário cadastrar a sua empresa como fornecedora do governo, para isso, você terá que fazer um cadastro no SICAF, que é um formulário online. Acesse: https://comprasgovernamentais.gov.br/index.php/cadastro
- No mesmo link e após fazer cadastro no SICAF, realize no Cadastro no Comprasnet.
- Passo – Encontrando oportunidades, agora que você já tem um login e senha para participar de licitações no ComprasNet, poderá procurar por editais que contenham os produtos/serviços que sua empresa comercializa. Diariamente a Prefeitura, o Estado e a Uniao publica algumas dezenas de editais, para consultá-los clique aqui. Na página da Comprasnet, você encontrará todos os editais que foram publicados no dia, o objeto é um resumo do que se trata aquela licitação, por exemplo, “aquisição de materiais elétricos”.
- O edital mostra até que data você tem para decidir enviar sua proposta para participar, o prazo mínimo entre a publicação do edital e a abertura das propostas é de 8 dias, portanto, você terá alguns dias para conversar com seu fornecedor e cotar os preços.
- Passo – Decidiu participar de uma licitação? Agora você terá que enviar sua proposta, nesta etapa, será necessário realizar o login no ComprasNet, indicar a licitação e escolher quais itens deseja participar, a não ser que o item pertença a um grupo, neste caso será obrigado a participar do grupo inteiro.
- Nesta etapa, você informará item a item, a descrição, a marca, o modelo e o fabricante do produto, também será necessário indicar o valor. Atenção: este é o valor que você entrará no pregão. Outro detalhe importante é deixar a descrição do produto exatamente idêntico a descrição que está no edital.
- Passo – O tão esperado dia, a disputa do pregão eletrônico, a fase de lances, o primeiro lance que sua empresa dá já é automático, é o valor de sua proposta, caso não tenha ninguém que baixe o preço em relação a sua proposta durante esta fase, você já arrematou o item, mas calma aí, é difícil isto acontecer.
- Nesta fase você tem um painel para acompanhar o valor que ofereceu para o item e o valor que seu concorrente ofereceu, caso tenha margem para baixar, você dá um novo lance com um valor inferior ao dele.
- Passo – Você venceu o item, o que vai acontecer agora? Nesta fase, o pregoeiro e a equipe de licitação executarão algumas fases importantes: analisarão o seu produto, verificarão se atende as especificações do edital, em alguns casos podem solicitar o envio de amostras, podem negociar valores caso esteja acima do valor de referência, podem desclassificar caso encontrem irregularidades e também julgam recursos de seus concorrentes que estejam tentando te desclassificar por algum motivo. Todas estas movimentações acontecem pelo chat de acompanhamento da licitação, por isso, fique atento a ele.
- Passo – Deu tudo certo, e agora? Você arrematou o item, seu produto foi analisado e aceito, o pregoeiro pedirá pelo chat para você enviar uma proposta comercial. Esta proposta deverá conter:
- Os dados cadastrais de sua empresa, a descrição dos produtos arrematados e a assinatura do responsável legal da empresa, esta proposta precisa ser digitalizada e anexada no sistema do ComprasNet.
- Passo – Estamos quase lá, todos os documentos foram aceitos, agora é hora de aguardar o órgão comprador solicitar sua assinatura no contrato, quando houver, e após solicitar a entrega do produto.
- Envie seu produto no endereço solicitado no edital junto com a nota fiscal, assim que o órgão receber e conferir, emitirão uma nota de liquidação, isto significa que sua nota será paga em breve.
- Pronto. Agora você pode aumentar suas vendas e agregar ao seu negócio a área de mercado público.