Secretaria de Saúde

Hospital e maternidade municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro

Hospital e maternidade municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro

 O melhor hospital público do país

Bem-vindo ao melhor hospital público do país, entre e faça um tour virtual para conhecer toda a nossa estrutura.

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) é referência em atendimento público hospitalar. Certificado em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o hospital , que é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. 

O complexo hospitalar ocupa uma área de 55 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros de construção com 236 leitos, sendo 40 UTIs adulto e 10 UTIs neonatal. O projeto possibilita, ainda, a expansão da construção, podendo comportar até 500 leitos em uma segunda etapa.  

São oferecidas várias especialidades médicas no Hospital Municipal, como as chamadas clínicas (cardiologia, hematologia, infectologia, neurologia, nefrologia e nutrologia), cirúrgicas (geral, cardiologia, oncológicas, aparelho digestivo, torácica, vascular, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e traumatologia), pediatria/neonatologia e oftalmologia. O hospital conta com uma média de quatro profissionais por leito, o que garante maior atenção com os pacientes.

Novas conquistas 

Em 2018, o hospital foi credenciado a receber novos recursos específicos para realização de cirurgias oncológica e iniciou também os serviços de cardiologia e montagem da equipe de hemodinâmica.

Em julho de 2018 o Hospital e Maternidade Municipal realizou a primeira cirurgia cardíaca na unidade. E em julho de 2019 foi contratada a segunda equipe para ampliar o número de cirurgias.

Estrutura 

Sustentabilidade – Primeiro hospital público ambientalmente correto do país, reaproveita 50% da água utilizada, fazendo o tratamento e utilizando em descargas dos vasos sanitários e economiza energia com aquecedor solar e ar-condicionado inteligente, iluminação natural e ventilação.  

Acessibilidade – As instalações foram planejadas para garantir acessibilidade a todas as pessoas. A unidade é completamente horizontal, o que favorece um atendimento mais próximo, mais atencioso e mais humano. 

Enfermarias inteligentes – Construída em dois corredores de pouco mais de 100 metros de extensão, as enfermarias possuem clarabóias a cada oito metros, que permitem ventilação e iluminação naturais. Os postos de enfermagem são geminados e se transformam em oito unidades ao longo da enfermaria, sendo quatro para cada corredor. Os quartos ficam de frente às salas de serviço, evitando que os pacientes vejam os procedimentos realizados no quarto em frente.

Quartos completos – Os quartos das enfermarias acolhem até três pacientes e possuem o que há de mais moderno em equipamento e arquitetura hospitalar. Logo na entrada, existe um banheiro com porta removível, assim, o enfermeiro poderá ajudar pacientes que se sintam mal dentro do sanitário mesmo com a porta trancada. 

Camas especiais – Em cima de cada leito há uma régua com tomadas para equipamentos médicos, módulos com ar comprimido, oxigênio e vácuo, chamada de enfermagem controlada e ponto de rede. As camas possuem colchões com quatro camadas para reduzir a pressão e proporcionar maior conforto e ajudar no tratamento do paciente. Isso evita úlceras de pressão. 

UTIs modernas – O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro possui quatro módulos de Unidade de Tratamento Intensivo com dez leitos cada. Os leitos são individuais e possuem o que há de mais moderno em equipamentos hospitalares. Cada um dos leitos possui sistema elétrico independente. Em caso de pane em alguma unidade, o problema pode ser resolvido sem afetar outros pacientes. As camas possuem balança eletrônica, que permite pesagem do paciente sem retirá-lo do leito. A unidade conta ainda com bombas de infusão, ventilador pulmonar e monitor de multiparâmetros, para verificar os sinais vitais dos pacientes 24 horas por dia. Cada módulo possui um leito de isolamento para acolher paciente com doença infectocontagiosa. Neste espaço o ar-condicionado com pressão negativa suga o ar quando a porta é aberta, não permitindo que ele saia do leito e contamine outros pacientes.

Maternidade humanizada – Na entrada da maternidade há uma sala de espera para que as futuras mamães aguardem pelo momento do parto que poderá ser normal ou cesariana. No Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro é oferecido o atendimento humanizado: pré-parto, parto e pós-parto (PPP). As quatro salas do centro obstétrico possuem o que há de mais moderno em equipamentos hospitalares. De lá, os bebês são levados para os berçários de cuidados intermediários ou, se precisarem de atenção especial, para as UTIs neonatais.

Centro cirúrgico – São seis salas onde são realizadas cirurgias de média e alta complexidades. Dentro das salas de cirurgia o piso Pavifloor® ganha uma característica especial com o controle da condutividade elétrica. Por ser uma sala com muitos equipamentos ligados simultaneamente esse tratamento evita choques elétricos e contratempos durante os procedimentos.

Sala de recuperação – Quando o paciente sai do centro cirúrgico, é encaminhado à sala de recuperação pós-anestésica. No local existe uma janela de vidro com interfone onde o médico pode falar com os familiares na sala de espera e informar sobre a cirurgia e a evolução clínica do paciente. Em frente, foi construída uma capela para os parentes e acompanhantes.

Setor de imagens – Assim como as outras áreas do hospital, o setor de imagens tem uma entrada separada do restante da unidade. Os pacientes já chegam ao local encaminhados por outras unidades de saúde. Neste departamento, estão disponíveis exames de ressonância magnética, raio-X, ultrassom, tomografia, mamografia e outros.

Central de Material de Esterilização (CME) – A CME é totalmente automatizada e tem uma localização estratégica, próxima aos blocos cirúrgicos, UTIs e Maternidade. Lá são recebidos todos os materiais infectados do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro e de outras unidades de saúde do município. Isso garante total uniformidade aos procedimentos.

Farmácias – Todos os medicamentos que são utilizados no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro chegam até a farmácia central. Lá os remédios são fracionados em uma sala totalmente estéril e enviados para todos os setores de acordo com a necessidade de cada paciente. Cada medicamento é devidamente cadastrado e recebe um código de barras para ser conferido e controlado na hora da aplicação. Na UTI está localizada a Farmácia Satélite que recebe os medicamentos e abastece todos os 40 leitos da unidade. Os remédios fracionados também são levados da Farmácia Central para os armários dentro de cada leito das enfermarias.

Saúde integrada Em Uberlândia todas as unidades de saúde funcionam de maneira interligada. Por exemplo, as Unidades de Atenção Básica à Saúde da Família (UBSFs) auxiliam as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), fazendo o atendimento primário e encaminhando os pacientes. O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro também integra esse sistema. Os pacientes serão referenciados por uma das oito UAIs que estão instaladas nas quatro regiões da cidade. Para receber os pacientes dos quatro cantos de Uberlândia, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro foi pensado e construído estrategicamente. A unidade é de fácil acesso e o trajeto de carro entre o Hospital e as UAIs leva em média 13 minutos.

O nome do hospital

O nome do Hospital e Maternidade Municipal Dr.Odelmo Leão Carneiro foi definido por meio de um projeto de lei de autoria da Câmara Municipal de Uberlândia – Lei nº 9.767 de 11 de março de 2008.

O Dr. Odelmo Leão Carneiro (1924/1999) foi um dos mais respeitados profissionais de medicina da região. Nascido em Rio Verde, no Estado de Goiás, ainda criança mudou-se com os pais, Orlando José Carneiro e Hilda Leão Carneiro, para Uberlândia. Desde a infância cultivava o sonho de tornar-se médico. Cursou medicina na Universidade do Brasil e concluiu o curso em 1949, consolidando sua vontade de dedicar-se ao ser humano. Especializou-se em pediatria e tornou-se um ícone alicerçado na responsabilidade de bem servir.

Iniciou sua carreira profissional na Santa Casa de Uberlândia e criou, em 1968, o Instituto de Pediatria. Também foi um dos fundadores do Hospital Santa Genoveva, onde trabalhou por 23 anos.

Foram mais de 50 anos de trabalho e disciplina, forjados no caráter firme de quem sempre teve o semblante sereno e a certeza do dever cumprido.

A história da construção do hospital

Junho de 2007 – Assinatura do convênio para a construção do Hospital Municipal. 

Agosto de 2007 – Apresentação do projeto do Hospital, desenvolvido pelo médico e arquiteto Dr. Domingos Fiorentini, do escritório de Arquitetura Fiorentini. Com mais de 42 anos de experiência, o escritório já havia projetado mais de 500 hospitais no Brasil, Chile, Paraguai, Portugal, Angola e outros países. 

Outubro de 2007 – Lançamento da pedra fundamental do Hospital e Maternidade Municipal. Neste mesmo mês, foi publicado o edital para a construção do hospital. 

Janeiro de 2008 – Assinatura do contrato com a empresa Tenco Engenharia Ltda e a ordem de serviço para início imediato das obras.

Novembro de 2010 – Inauguração das obras do Hospital. 

Maio de 2011 – Inauguração da maternidade com 31 leitos, 10 berçários, 10 UTI neonatal e dois leitos de cuidados intermediários.

Mais informações
Hospital e maternidade municipal Dr. Odelmo Leão Caneiro
Endereço: Rua Mata dos Pinhais, 410, bairro Jardim Botânico
Telefone (34) 3253-5678   
E-mail: sau@hmmdolc.spdm.org.br
Site: http://hmmdolc.spdmafiliadas.org.br/ 

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *