Secretaria de Saúde

Saúde da mulher

Saúde da mulher

Programa de saúde da mulher

A Rede Municipal de Saúde realiza um trabalho especial para cuidar da saúde das mulheres no município. O Programa de Saúde da Mulher, que tem como objetivo promover a assistência integral à saúde deste público, trabalha com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama, planejamento e saúde reprodutiva, pré-natal, parto e puerpério e também a questão da violência sexual.

Mãe Uberlândia 

O programa Mãe Uberlândia, envolve um conjunto de ações voltadas para o acolhimento das gestantes da rede municipal de saúde desde o pré-natal até o pós-parto. Essa assistência possibilita uma gestação mais saudável e ajuda a reduzir os índices da mortalidade infantil no município. 

Além de receber várias orientações médicas, as mães participam de atividades que ressaltam a importância da atenção no período pós-parto, da vacinação e da realização de testes fundamentais nos primeiros dias de vida do bebê. Todas as mães que participarem do programa recebem uma bolsa com o enxoval para o bebê. O kit contempla cobertor, toalha e roupinhas, além de itens de higiene, como sabonete.

O programa é realizado em todas as unidades de atenção primárias à saúde (UBS e UBSF). Podem participar todas as gestantes que optarem em fazer o acompanhamento do pré-natal na rede. O kit é repassado às grávidas a partir da 30ª semana de gestação, que, necessariamente, tenha participado de pelo menos sete consultas de pré-natal e no mínimo de três oficinas sobre a importância do pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto). A entrega é feita na Unidade de Saúde referência da gestante.

Várias ações atuam como incentivo para que a gestante compareça às consultas de pré-natal e assuma o cuidado e acompanhamento de seu bebê na puericultura, amamentação, vacinação, realização de teste do olhinho e coraçãozinho na maternidade e, após alta, o teste do pezinho e da orelhinha. As ações propiciam uma integração e uso sistematizado dos serviços que compõem a rede de atenção à mãe/bebê e a vigilância em saúde.

Objetivos do Mãe Uberlândia:

  • Fazer a classificação de risco e planejar o atendimento, o seguimento ambulatorial e a vinculação à maternidade de acordo com o território onde reside e conforme a estratificação de risco.
  • Buscar como resultado o mínimo de sete consultas pré-natal.
  • Garantir exames laboratoriais conforme protocolo.
  • Atualizar o Cartão de Vacina materno.
  • Captar precocemente as gestantes com idade gestacional menor que 12 semanas.
  • Garantir a consulta pós-parto e do recém-nascido até o décimo dia de vida.
  • Reduzir os partos prematuros.
  • Otimizar o planejamento familiar, para evitar intervalo interpartal menor que 2 anos.
  • Realizar o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de todas as crianças da rede SUS.
  • Reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil.
  • Garantir a cobertura vacinal de todos os recém-nascidos e crianças  do município de Uberlândia, aumentando os indicadores de cobertura vacinal e teste de triagem neonatal (teste do pezinho).
  • Integrar e dar maior visibilidade para a vigilância epidemiológica e sistemas de informação da Secretaria Municipal de Saúde, transformando dados em informações.

Prevenção câncer de colo uterino e de mama

Para prevenir o câncer de colo uterino e de mama, a rede municipal realiza um trabalho efetivo de conscientização do público feminino. Além de realizar as orientações nas próprias unidades de saúde e eventos da Prefeitura de Uberlândia, durante o mês de outubro (Outubro Rosa) e maio (Mês da Mulher), são intensificadas as ações de prevenção no município.  Para fazer o diagnóstico precoce e com isso, garantir melhor resultado nos tratamentos, são disponibilizados exames citopatológico e clínico e mamografia. Em caso de diagnóstico da doença, a paciente é encaminhada para os procedimentos necessários como exames mais específicos, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

Planejamento familiar

O planejamento familiar faz parte do Programa Saúde da Mulher e representa um conjunto de ações de regulação da fecundidade. Para isso, o município de Uberlândia disponibiliza vários métodos contraceptivos como preservativo masculino e preservativo feminino, anticoncepcional oral combinado, minipílula, contraceptivo injetável mensal, contraceptivo injetável trimestral, pílula contraceptiva de emergência, DIU (dispositivo intra-uterino) de cobre, implante subcutâneo, laqueadura e vasectomia.

Método contraceptivo subcutâneo

A Prefeitura de Uberlândia foi a primeira de Minas Gerais a adotar o uso do método contraceptivo subcutâneo para aprimorar a prevenção e ampliar os cuidados. A ação visa auxiliar ainda mais as famílias, sobretudo, nas questões relacionadas à gravidez na adolescência – que atinge 65% das jovens de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Considerada uma das formas mais eficazes para evitar a gravidez indesejada, segundo também a OMS, o procedimento é oferecido gratuitamente pela rede municipal para mulheres em situação de vulnerabilidade. 

O método consiste em um pequeno bastão de cerca de 4 cm que, ao ser implantado junto ao braço, libera o hormônio etonogestrel. Embora dure poucos minutos para ser colocado, o sistema tem duração de três anos, quando é recomendada a troca. 

Para receber o atendimento, a interessada deve se dirigir até a unidade de referência mais próxima, para que o médico avalie se a mesma se enquadra nos critérios, analise as condições e encaminhe para o ambulatório de planejamento familiar, onde será feito o agendamento.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *