Secretaria de Saúde

Saúde escolar

Saúde escolar

O Programa Saúde Escolar atua nas escolas municipais e estaduais com objetivo de melhorar a saúde dos alunos com ações preventivas e palestras que abordam vários temas. O programa realiza também a identificação de sinais que demandam avaliação e acompanhamento por outros profissionais em saúde da atenção primária, como encaminhamentos para exames visuais, nutricionistas na abordagem da obesidade e outros problemas nutricionais.

Essencialmente educativo e preventivo, o programa realiza palestras nas salas de aula sobre 12 temas, previamente estabelecidos por diretrizes do Ministério da Saúde e outros, demandados pela realidade local das necessidades em saúde da população.

Aedes aegypti

São realizadas palestras e atividades relacionadas às doenças por eles transmitidas, como Dengue, Chikungunya, Zika, e as formas de eliminação do mosquito como principal forma de controle da propagação das doenças.

Saúde ocular

Todas as salas de aulas são visitadas para realização de testes simples de visualização em tabela de acuidade visual (tabela de Snellen), identificação da incapacidade da criança na percepção visual e encaminhamentos às unidades de saúde mais próximas dos domicílios da família. A saúde oftalmológica e o óculos melhoram o desempenho escolar e a qualidade de vida em geral dos alunos.

Saúde auditiva

São realizadas em escolas municipais e estaduais, palestras preventivas nos cuidados com o ouvido, exposição a ruídos e formas cotidianas de contaminação ou impacto. 

Atualização vacinal 

Para estimular a vacinação, no ato da matrícula, as escolas que participam do programa solicitam aos pais a cópia do cartão de vacinas atualizado. Os agentes da Saúde Escolar fazem uma avaliação, identificam as vacinas que estão em atraso e entram em contato com os familiares. Nas escolas em que é identificado grande número de crianças com cartão desatualizado, é feito um trabalho específico em parceria com as unidades de saúde. Os familiares são orientados e é feita uma atualização vacinal na própria unidade escolar.  

Saúde Bucal 

Além do trabalho realizado pelo Programa Saúde Bucal, equipes da Saúde Escolar, orientam os alunos sobre a forma correta de fazer a higiene bucal, estimulam a escovação, monitoram e realizam o encaminhamento para atendimento nas unidades de saúde primária. 

Sexualidade 

São realizadas palestras que ajudam as crianças e adolescentes a compreenderem as modificações corporais que vivenciam, sintomas do desenvolvimento hormonal, características fisiológicas e outros, conforme o aluno apresente dúvidas sobre si e as relações sociais relacionadas ao tema. 

Prevenção da violência e acidentes

Realização de campanhas educativas, acompanhadas de sub-temas como violência doméstica e no trânsito. É tema complementar à cultura da paz, pois são incentivados valores pacíficos.  

Cultura da Paz

O programa realiza atividades em que os alunos são convidados a refletir, em sala de aula, sobre a necessidade da paz. Exemplos pessoais e depoimentos de sentimentos negativos são trabalhados para a aceitação recíproca e comportamentos adequados para minimizar provocações e reações a estas. São estimuladas compreensões das diferenças humanas como riqueza cultural e não como estigma de separação.

Práticas corporais 

Incentivo à práticas esportivas ao ar livre, jogos e brincadeiras. Esse trabalho tem o objetivo de estimular a compreensão de que a prática esportiva previne diversas doenças, mal estar e aspectos químicos ligados à produção de hormônios e pensamentos que trazem qualidade de vida. 

Prevenção ao uso de drogas 

A equipe do programa Saúde na Escola, orienta os alunos quanto ao perigo das drogas, tanto lícitas quanto ilícitas e estimula comportamentos de autopreservação, ensinando a como dizer não.  

Alimentação saudável

Além de estimular alimentação saudável por meio de palestras e orientações, a equipe identifica problemas relacionados ao peso e altura e realiza encaminhamento ao nutricionista, em casos necessários. Outra ação importante é a identificação de casos de Anemia falciforme, com encaminhamento ao programa específico para avaliação, diagnóstico e tratamento. 

Agravos em saúde 

A equipe de Saúde Escolar, realiza palestras e orientações, com maior amplitude, sobre causas de doenças crônicas na vida adulta e como preveni-las e também relacionados a temas que a escola e a comunidade identifiquem como necessidade em determinado momento, como incidência de piolhos, catapora e outros. 

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *