O Programa Saúde Escolar atua nas escolas municipais e estaduais com objetivo de melhorar a saúde dos alunos com ações preventivas e palestras que abordam vários temas. O programa realiza também a identificação de sinais que demandam avaliação e acompanhamento por outros profissionais em saúde da atenção primária, como encaminhamentos para exames visuais, nutricionistas na abordagem da obesidade e outros problemas nutricionais.
Essencialmente educativo e preventivo, o programa realiza ações como aulas expositivas e atividades lúdicas nas salas de aula sobre 14 temas, previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que atendam as necessidades em saúde da realidade local e as exigências da SMS. São eles:
Saúde ambiental
São realizadas aulas expositivas e atividades relacionadas às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Chikungunya, Zika, e as formas de eliminação do mosquito como principal forma de controle da propagação das doenças.
Saúde ocular
Os ASE realizam ações de triagem e de promoção da saúde ocular no ambiente escolar, por meio de testes de visualização em tabela de acuidade visual (tabela de Snellen), para identificação de alterações oculares, em tempo oportuno para se evitar comprometimentos no desenvolvimento e aprendizado. O aluno com alteração recebe o encaminhamento pelo ASE para agendamento de consulta nas Unidades de Saúde de sua referência.
Saúde auditiva
São realizadas, em escolas municipais e estaduais, orientações preventivas nos cuidados com o ouvido, exposição a ruídos e formas cotidianas de contaminação ou impacto.
Atualização vacinal
Os Agentes de Saúde Escolar fazem ações de sensibilização para atualização do calendário vacinal nas escolas. O trabalho é realizado em parceria com as Unidades de Saúde e apoio do Setor de Imunização e da Secretaria de Educação.
Saúde Bucal
Os Agentes de Saúde Escolar orientam os alunos sobre a forma correta de fazer a higiene bucal e estimulam a escovação. Esta ação é realizada em parceria com a equipe de Saúde Bucal, que monitora e realiza o encaminhamento para atendimento nas Unidades de Saúde da atenção primária.
Saúde sexual e reprodutiva
São realizadas atividades educativas que conscientizam as crianças e adolescentes sobre a importância dos cuidados com o corpo, as modificações biopsicossociais, bem como sobre a prevenção da gravidez na adolescência e do HIV/ISTs, contando com parcerias intersetoriais.
Prevenção das violências e dos acidentes
Realização de campanhas educativas sobre violência doméstica e no trânsito, os quais são temas complementares à cultura da paz, pois são incentivados valores pacíficos.
Promoção da Cultura da Paz e direitos humanos
O Programa realiza atividades em que os alunos são convidados a refletir, em sala de aula, sobre a necessidade da paz e da compreensão das diferenças humanas como riqueza cultural e não como estigma de exclusão.
Promoção da atividade física
Incentivo às práticas esportivas ao ar livre, jogos e brincadeiras, enquanto atividades que previnem diversas doenças e proporcionam maior qualidade de vida.
Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas
O Programa Saúde Escolar conta com as parcerias das equipes das Unidades de Saúde e da Secretaria Municipal de Segurança Integrada para auxiliá-lo na orientação aos alunos quanto aos malefícios causados pelas drogas, tanto lícitas quanto ilícitas.
Alimentação saudável e prevenção da obesidade
O ASE realiza orientações que estimulam a alimentação saudável e avaliação antropométrica (peso e altura). Os alunos que apresentam o Índice de Massa Corpórea (IMC) alterado são encaminhados ao Setor de Nutrição e referenciados à respectiva Unidade de Saúde para acompanhamento individual e coletivo.
Prevenção de doenças negligenciadas
O ASE realiza ações educativas que auxiliam na compreensão e nos cuidados às doenças negligenciadas.
Prevenção à Covid-19
O ASE realiza atividades de conscientização acerca do risco de transmissão e dos cuidados referentes à Covid-19.
Saúde mental
As psicólogas do PSE realizam ações sobre a temática saúde mental, conforme a demanda escolar, com o objetivo de proporcionar uma maior reflexão e sensibilização dos alunos acerca dos temas abordados.
Atualmente, o programa conta com uma equipe de profissionais composta por agentes de saúde escolar, servidor administrativo, psicólogas, supervisor e coordenador. As ações do Programa Saúde Escolar têm funcionado muito bem nessas escolas, tendo colocado Uberlândia como referência nacional no Programa Saúde na Escola em 2022.