Anterior
Próximo
Diversas doenças são evitadas com a vacinação. E é por isso que a Prefeitura de Uberlândia realiza um trabalho intenso para conscientizar a população sobre a importância da vacinação e assim, ampliar cada vez mais a imunização no município. A rede municipal de saúde disponibiliza 74 salas de vacina, algumas com horário estendido até as 20h, e realiza também ações de vacinação em escolas, empresas e eventos.
Atualize seu cartão de vacinas!
- UBSFs: 7h30 às 16h30
- UBS: 8h às 18h
- UAIs: 8h às 21h
Vacinação para todos
- Infância – As primeiras doses são aplicadas logo ao nascer, quando são ministradas as vacinas de BCG e hepatite B. Até os 4 anos de idade, a criança precisa ser levada às unidades de saúde para garantir a proteção contra várias outras doenças. O ideal, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde é que toda dose seja administrada na idade recomendada. Mas se perder o prazo para alguma, volte à unidade de saúde e atualize as vacinas.
- Adolescência – Na adolescência, os pais precisam ficar atentos em relação às duas doses contra o HPV, que acontecem na rotina de 9 aos 14 anos para meninas e meninos. Vale lembrar ainda da meningite ACWY e de doses de reforço contra a difteria e tétano.
- Adultos – Na vida adulta, é preciso verificar o cartão de vacina para certificar que as imunizações contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B e dT (difteria e tétano) estão em dia.
- Gestantes – A vacina para mulheres grávidas, segundo o Ministério da Saúde, é essencial para prevenir doenças, inclusive para o bebê. As vacinas indicadas para gestantes são hepatite B 3 doses, de acordo com a situação vacina, dupla Adulto (previne difteria e tétano, de acordo com a situação vacinal e tríplice bacteriana acelular do tipo adulto previne difteria, tétano e coqueluche – 1 dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação ou até 45 dias após o parto ,essa vacina protege a gestante e o bebê .
- Idosos – De acordo com o Ministério da Saúde, são três as vacinas disponíveis para pessoas acima de 60 anos, além da campanha de vacinação contra gripe. Hepatite B – 3 doses de acordo com a situação vacinal, febre amarela – dose única, dupla adulto (difteria e tétano) reforço a cada 10 anos. O reforço depende da situação vacinal.