Secretaria de Saúde

Vigilância em saúde

Vigilância em saúde

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária trabalha com um conjunto de ações que tem o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. O setor abrange o controle de bens de consumo, que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. 

Mais informações:
Vigilância Sanitária
Endereço: Avenida Floriano Peixoto, 1.125 – 3º andar, Centro. 
Telefone: (34) 3213-6152
Atendimento: 8h às 17h
E-mail: vigsanit@uberlandia.mg.gov.br

Vigilância Epidemiológica

Boletim da vigilância em saúde

Vigilância em saúde, conforme a Portaria 1.378/2013, trata-se de um processo de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, com o objetivo de planejar e implantar medidas de saúde pública para proteção da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como promoção da saúde. 

2017

Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza

O Ambulatório Herbert de Souza é a unidade referenciada para atender portadores do vírus HIV/Aids, de hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Além dos testes gratuitos de HIV, também são oferecidos no ambulatório exames para sífilis e hepatites virais bem como o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes da rede.  

Mais informações:
Endereço: Rua Avelino Jorge do Nascimento,15, bairro Roosevelt.
Telefone: (34) 3215-2444

Vigilância em saúde do trabalhador

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST

O CEREST foi criado em 2005 para oferecer suporte aos trabalhadores de Uberlândia e região do Triângulo Norte, abrangendo um total de 29 municípios. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar para desenvolver estratégias para a melhoria das condições de trabalho nas empresas do município, por meio de atividades de educação, promoção, intervenção, vigilância e prevenção na área de saúde laboral. No local, profissionais dos mais diversos setores ocupacionais na cidade contam com ações para a melhoria da qualidade de vida.

O atendimento no CEREST é realizado por meio de encaminhamento feito pelas Unidades de Saúde, Sindicatos ou INSS. 

Mais informações:
Endereço: Av. Nicomedes Alves dos Santos nº 738 – Bairro Altamira
Telefone: (34) 3236-5266
Email: strabalhador@uberlandia.mg.gov.br 

Vigilância ambiental

Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde

O Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde de Uberlândia foi criado em 1993, com o objetivo de realizar a análise de alimentos e água consumidos pela população do Município, participando desta forma do controle sanitário executado pela Vigilância Sanitária. São realizadas análises microbiológicas, físico-químicas e microscópicas de alimentos, água e outros produtos de interesse da saúde pública.

Mais informações:
Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde
Av. Floriano Peixoto, 1125 – 1ºandar – sala 108, Centro
Telefone: (34) 3211-0574
Email: lcqs_visa@uberlandia.mg.gov.br

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *