Caravana de prevenção
O Projeto Caravana de Prevenção às Drogas agrega um conjunto de ações de prevenção ao uso indevido de drogas. O objetivo é promover a cidadania do público escolar infantojuvenil, abrangendo os respectivos familiares, gestores, educadores e colaboradores da rede pública e privada de ensino. As ações realizadas em cada escola, no período de uma semana, aliam-se à outras estratégias de proteção e redução de risco, já desenvolvidas pelo poder público em Uberlândia.
Ao prestar esclarecimentos e estimular reflexões sobre a temática, junto aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, o projeto contribui para a formação de multiplicadores na prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Com isso, o projeto oferece suporte à toda sociedade no enfrentamento e na consequente redução dos índices de dependência química no município.
Atividades desenvolvidas pelo projeto
Teatro de Fantoches
Essa atividade é destinada a crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Com uma linguagem adequada à correspondente faixa etária, são abordados temas relativos ao uso indevido de drogas, em especial aquelas de consumo mais comum, como o álcool e o tabaco.
Papo Legal
Ação destinada a estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, abrangendo também o ensino médio, EJA e ensino superior. As atividades variadas, envolvem palestras, diálogos interativos, oficinas recreativas e culturais, rodas de conversa, debates sobre prevenção e exibição de vídeos. Os temas ressaltam a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis, como a prática de esportes, arte e cultura, visando a melhoria da qualidade de vida e das perspectivas de futuro.
Curso de Capacitação para Educadores
Visa capacitar educadores da rede pública e privada de ensino para a elaboração e realização de programas de prevenção ao uso de drogas, levando em conta a realidade de cada escola.
Orientações para pais ou responsáveis
São realizadas reuniões com objetivo de conscientizar pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre problemas relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas, com foco na prevenção e proteção. Além da temática específica, são abordados temas relacionados à importância das figuras de referência (pais, mães e outros adultos), bem como questões de autoridade, criminalidade e outras.
Oficinas Lúdicas
São realizadas atividades como dança de rua, capoeira, grafite, teatro, artes circenses, rima contação de história, mix esportivo e mesa lúdica, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal, equilíbrio, prazer, superação de limites e resgate de valores.
PROERD
O Programa de Educação e Resistência às Drogas – PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar, desenvolvido nas escolas estaduais e municipais, com a parceria da Prefeitura de Uberlândia. Tem por finalidade a prevenção do uso indevido de drogas e o enfrentamento da violência entre jovens. O resultado do programa tem sido positivo. Dados estatísticos apontam que 90% das crianças e jovens que já participaram das atividades de prevenção não se envolvem com drogas ou com a prática da violência.
REAGE
O projeto REAGE é realizado em parceria com instituições religiosas e lideranças cristãs com o objetivo de prevenir e enfrentar o uso indevido de drogas. Esse projeto leva em consideração o importante papel que esses segmentos exercem na família e na sociedade, como fatores de proteção ao uso, abuso e dependência de drogas.
REPUD
O projeto Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas – REPUD, é executado por meio da realização periódica de atividades de prevenção ao uso, ao abuso e à dependência de drogas, junto aos funcionários e aos gestores de empresas parceiras. O objetivo é contribuir na prevenção do primeiro contato e ou na minimização do uso e do abuso, bem como no enfrentamento da dependência química por parte dos colaboradores, de forma a auxiliar as estratégias empresariais voltadas para a saúde dos trabalhadores e a melhoria da qualidade de vida dentro e fora do ambiente produtivo.
Rede de colaboração
O objetivo deste projeto é a articulação de uma rede de colaboradores, através das associações de moradores, instituições e entidades nos bairros, para a utilização de recursos existentes na própria comunidade formando uma rede para realizar ações de prevenção.
Exportando ideias
O projeto tem como objetivo difundir a experiência de Uberlândia na condução dos programas municipais, promovendo a implantação de ações de prevenção e reinserção social quanto ao uso e abuso de substâncias psicoativas, assessorando outros municípios interessados.
Projetos
Novo Caminho
O Projeto Novo Caminho oferece aos socioeducandos do Centro Socioeducativo de Uberlândia – CSEUB a formação complementar para o exercício da cidadania e a preparação para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir na redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas.
Para complementar os cursos oferecidos por instituições de ensino, parceiras no projeto, a Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social realiza oficinas reflexivas e interativas em torno das seguintes temáticas: relações societárias, convívio familiar e social, prevenção às drogas, sexualidade e rede de cuidados.
Com foco no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, bem como na formação dos mesmos para o exercício da cidadania, as oficinas temáticas dão suporte ao processo socioeducativo desenvolvido pelo CSEUB, auxiliando no desenvolvimento de competências relacionais favoráveis a uma futura e positiva inserção dos egressos no mercado regular de trabalho.
Recomeço
O projeto é executado nas comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de contribuir nos processos de atenção aos acolhidos e seus familiares. O projeto incentiva a motivação individual, o diálogo interpessoal e o fortalecimento de vínculos, como elementos essenciais do processo de reinserção social. São realizadas palestras e orientações voltadas para a prevenção de recaídas e para a construção de novos projetos de vida, envolvendo acolhidos e seus familiares, além de atividades esportivas e motivacionais.
Superar-te
O projeto Superar-te é realizado em sete comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura de Uberlândia. Seu objetivo é potencializar as capacidades individuais e coletivas dos acolhidos e, desse modo, contribuir com o processo de reabilitação e reinserção social dos mesmos. O projeto alia o estímulo e o suporte ao desenvolvimento de atividades artísticas, como customização de camisetas e produção de tapetes, com o acompanhamento sistemático de psicólogos. As ações têm foco na valorização do potencial criativo e na elevação da autoestima dos acolhidos como elementos importantes para a construção de novos projetos de vida.
Mais informações:
Telefone: ( 34) 3212-5869
E-mail: diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br