Vem Inovar

Vem Inovar

Pioneira em telecom e tecnologia, Uberlândia é celeiro de soluções inovadoras e um dos maiores ecossistemas de startups do país. A cidade é a 1ª no país com mais oferta de serviços inteligentes (Teleco 2019) e entre as 30 mais conectadas e inteligentes, considerando mais de 500 municípios avaliados (Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems). 

A cidade proporciona ações e infraestrutura adequadas para cerca de 1.000 empresas no setor de tecnologia da informação e comunicação, com destaque para empresas de fintech, medtech, telecomunicações e sistemas de gestão.

A cidade dispõe de políticas públicas de fomento a iniciativas empreendedoras. Para isso, foi criada a Diretoria de Inovação, composta pelos núcleos de Cidade Inteligente e Humana, e Ecossistemas de Inovação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do município por meio da oferta de soluções inovadoras. 

Quem quer inovar, procura uma cidade moderna, aberta a projetos disruptivos, com o suporte de uma sólida estrutura tecnológica. 

Ecossistema de inovação

Uberhub é o  ecossistema de inovação de Uberlândia, formado por startups, empresas, sociedade civil, poder público e instituições de ensino, sendo uma das principais comunidades do país. 

Para saber mais clique aqui.  

Startups 

Uberlândia é destaque como cidade ideal para a criação de startups, sendo a primeira do interior do Brasil em quantidade e a quarta do país em número de startups por habitantes, segundo a ABStarps. As empresas criadas aqui conquistaram reconhecimento nacional e internacional em três continentes. 

Startups encontram um ambiente favorável para o desenvolvimento de produtos e serviços, desde gestão de negócios dos segmentos de ótica e petshop a sistemas de reembolso de despesas de viagem e plataformas de engajamento de consumidores para canais digitais. 

Polo Tecnológico Sul

Foram retomadas ações para implantação de um espaço de alta tecnologia próximo a reconhecidos institutos de ensino e pesquisa, visando criar um ambiente colaborativo e sinérgico. O Polo está sendo implantado em uma área municipal total de 152.845 m², no bairro Gávea. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Polo Tecnológico Sul.

Novos Negócios

Instituições como o Sebrae e Fiemg oferecem capacitação e subsídios para empresas com foto em inovação. Eventos como o Startup Weekend, Go Minas e missões nacionais e internacionais promovem o desenvolvimento das startups da criação à eXpansão. A cidade conta com espaços de coworking e makers, além do Centro de Incubação de Atividades – CIAEM, uma incubadora da Universidade Federal de Uberlândia. 

Capital Intelectual 

Uberlândia é um centro de pesquisas e de produção de capital intelectual. Faculdades e universidades de renome internacional promovem pesquisas de alto nível, possibilitando intercâmbios e parcerias que contribuem não só para o crescimento intelectual e profissional dos alunos, mas também para o desenvolvimento de diversos setores da economia local. Contamos com mais de 20 instituições de ensino superior e mais de 70 mil alunos.