Notícias

Fazendinha do Camaru proporciona conhecimento e experiência rural

Crianças participaram de visitas guiadas onde aprenderam sobre cadeia produtiva, alimentação saudável e sustentabilidade
6 de setembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Uma pequena experiência rural tem encantado centenas de crianças que estudam na rede pública e privada do município e têm passado pela Fazendinha Camaru. Em mais um ano de parceria com o Sindicato Rural, a Prefeitura de Uberlândia preparou uma grande horta em formato de mandala para atividades educativas. A expectativa é que, até o próximo domingo (8), aproximadamente 2.500 crianças e mais de 500 adultos participem do projeto.

As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos. A horta apresenta um sistema de produção diversificado de vegetais, raízes, folhosos e tubérculos. No centro, um tanque de criação de peixes simula um ambiente de piscicultura, que fornece nutrientes para a água da irrigação da horta.

“Isso gera racionalização do uso da água, diversidade de produção e permite a redução de custos, levando em conta a sustentabilidade também. Além disso, proporcionamos gincanas, onde as crianças tiveram experiência sensorial com as diferentes texturas e sabores dos produtos colhidos na horta. É uma forma de levarmos a essas crianças o hábito da alimentação saudável e sustentável”, disse o diretor de agropecuária do município, André França.

Além da horta, a Prefeitura de Uberlândia também forneceu conhecimento aos visitantes por meio de estandes de conscientização sobre combate ao mosquito da dengue, avicultura caipira, produção de rãs e segurança alimentar.

Cleiton Borges /Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Fazendinha do Camaru também conta com estandes expositivos de cadeias produtivas de alimentos como leite, suínos e aves. Até domingo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer como são produzidos, processados e armazenados alimentos essenciais e presentes em nosso dia a dia e terão contato direto com o “fantástico mundo dos pequenos animais”, que conta com grande variedade de Mini Animais em exposição entre mini pôneis, mini vacas, mini bois, mini bodes, entre outros.

A Escola Municipal Professor Jacy de Assis foi uma das instituições atendidas no espaço. A estudante da unidade Mirian Souza Bento, de 8 anos, ficou atenda à cadeia de produção do leite. “Eu aprendi que o leite da vaca é transportado por um caminhão e transformado em iogurte”, disse. O passeio e a curiosidade também levaram a amiga Any Evelyn Fernandes, de 9 anos, a conhecer mais sobre os laticínios. “Pode fazer pamonha, queijo, várias outras coisas gostosas”, contou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também