A manhã deste sábado (14) foi de muito trabalho para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde com a realização de mais um Mutirão Oftalmológico. Desta vez, 70 pacientes que foram atendidos na 12ª edição do Uberlândia Viva, realizado no dia 25 de agosto no bairro Dona Zulmira, foram beneficiados pela a ação.
A aposentada Lena Alves chegou cedo ao Centro Municipal de Oftalmologia (Case) e saiu satisfeita. “Eu fui no Uberlândia Viva e eu achei ótimo porque o encaminhamento saiu rapidinho. Eu gostei do atendimento, os médicos foram muito atenciosos e agora já consegui o encaminhamento para fazer minha cirurgia nas pálpebras”, contou.
A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia tem o objetivo de agilizar consultas para pessoas classificadas como amarelo e vermelho. Ao chegarem no Case, os pacientes primeiro são avaliados pela equipe de enfermagem e, além das consultas, eles passam pelos exames de refração, tonometria, fundoscopia e biomicroscopia.
“Estamos trabalhando para agilizar o atendimento dos pacientes e melhorar a qualidade de vida da população. A atenção com o setor da saúde e o resultado dos mutirões tem sido muito positivo”, destacou a assessora técnica da rede de urgência e emergência, Soraya Guimarães. Mais de 1 mil pessoas já passaram pelos mutirões realizados tanto no Case quanto nas clínicas conveniadas. Todo o serviço é gratuito e o encaminhamento para a triagem feita no Uberlândia Viva é realizado pela rede de atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Amanhã (15), a iniciativa que leva dezenas de serviços, atrações culturais e de lazer chegará ao bairro Morumbi, a partir das 8h30, na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro.