Em comemoração ao Dia Internacional do Turismo, celebrado nesta sexta-feira (27), os membros do Conselho Municipal de Turismo de Uberlândia (Comtur) realizaram na noite desta quinta-feira (26) a terceira reunião do ano. O encontro acontece, em média, a cada três meses e tem o objetivo de discutir ações para o fortalecimento turístico na cidade. Dessa vez, o grupo se reuniu no Museu Municipal, construção centenária denominada como Palácio dos Leões e que foi sede tanto da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores.
“Neste ano, passamos a levar as reuniões do Comtur para prédios históricos de Uberlândia para valorizar a nossa memória, base para o desenvolvimento que buscamos constantemente em nosso município. O Palácio dos Leões, aqui na Praça Clarimundo Carneiro, foi considerado um marco do progresso regional quando da sua inauguração em 1917, foi o primeiro edifício de dois pavimentos construído da cidade”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e presidente do conselho, Raphael Leles.
Nos encontros anteriores, o Comtur passou pelo Mercado Municipal e a Casa da Cultura. Integram o conselho, além de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e Polícia Militar, pessoas ligadas a associações, sindicatos e instituições afins à infraestrutura turística.
Turismo local em destaque
A terceira reunião de 2019 do Comtur acontece em meio a recentes boas notícias para o segmento: no final de agosto, Uberlândia viu sua classificação no Mapa do Turismo Brasileiro subir da categoria B para A; já no início deste mês, o Ministério do Turismo divulgou levantamento em que a aponta a cidade na 2ª posição entre os
destinos mais procurados por turistas estrangeiros que chegam a Minas Gerais a negócios, eventos e convenções.
A pesquisa sobre turistas oriundos de outros países mostrou ainda que a gastronomia foi um dos aspectos mais elogiados pelos visitantes em solo mineiro no ano de 2018. A importância da valorização desse atrativo foi outro assunto discutido pelo Comtur.