Notícias

Festival de Dança abre inscrições para oficina gratuita de danças brasileiras

Workshop com Maria Eugênia Tita ocorre dias 19 e 20, no foyer do Teatro Municipal
10 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

O lúdico, o folclore e a consciência corporal são os pilares da oficina Danças Brasileiras – oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura, com suporte do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC). O curso, ministrado pela dançarina, coreógrafa e diretora cênica Maria Eugênia Tita está com inscrições abertas. As aulas ocorrerão no foyer do Teatro Municipal, das 9 às 13h, nos dias 19 e 20. A oportunidade integra a programação do 27º Festival de Dança do Triângulo.

Por meio dos passos de dança de Cavalo Marinho, as danças em redemoinho do Maracatu Rural e movimentações dos Batuques, a professora natural de São Paulo (SP) trabalhará a identificação dos fundamentos e dinâmicas de jogos e brincadeiras dos ritmos, a pluralidade artística e diversidade de linguagens das manifestações culturais do país. As aulas são incrementadas com bate-papo, apresentação de vídeos, experimentos e demonstrações, entre outros.

“Vamos trabalhar a agilidade, precisão, peso e fluidez para a construção de um corpo criativo e singular. Esses elementos serão desenvolvidos dentro de dinâmicas de jogos que envolvem as dualidades contidas nos ambientes das festas populares: brincadeira e atenção; coletividade e singularidade; regras e improviso”, detalhou a professora.

A oficina é voltada para alunos de 14 a 50 anos, sendo 40 vagas disponíveis. Interessados podem se inscrever pelo e-mail oficinasfdtinscricao@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3239-2566.

Currículo

O contato de Maria Eugênia Tita com as danças brasileiras começou há mais de duas décadas, com participações nos espetáculos do pai, o violinista e artista recifense Antônio Nóbrega. Formada em História pela PUC de São Paulo, ela compõe a equipe pedagógica do Instituto Brincante; da Pós-Graduação “A Arte de Ensinar Arte”, do Instituto Singularidades; e da Pós Graduação da Instituição Passo do Frevo em Recife.

Em 2008 fundou, ao lado de Marina Abib, a Companhia Soma. Desde então, coleciona espetáculos criados e apresentados Brasil afora. Em 2012, levou seus conhecimentos juntamente com o grupo para Índia, Dinamarca e Espanha. Foi responsável pelo registro fotográfico da série documental “Danças Brasileiras” da TV Futura e é curadora do evento “Rodas” no Instituto Brincante. Foi convidada pela FUNARTE, em 2018, para ministrar o curso História da Música, em Campinas e Fortaleza.

Ao lado do pai, Antônio Nóbrega, conquistou prêmios com os espetáculos “Compasso Sincopado” e “Naturalmente- Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira”: Melhor Espetáculo de Dança do Ano, pelo jornal Folha de São Paulo; Melhor Espetáculo de Dança do Século, pela revista Bravo!; e Melhor Pesquisa em Dança, pelo prêmio APCA de São Paulo.

O festival

Com abertura oficial no próximo dia 29, no Teatro Municipal, o 27º Festival de Dança do Triângulo explora uma programação envolvendo profissionais de renome nacional e regional, com a execução de oficinas gratuitas, mostras de dança, palcos livres e intervenções. A temática deste ano, “Expressões artísticas com olhar social”, ressalta o poder da dança e proporciona ampla discussão diante de premissas impostas pela sociedade, lutando por igualdade de oportunidades e representação entre classes e indivíduos.

A programação do Festival já ofereceu outras oficinas com profissionais de renome nacional e internacional: Dança Afro com Raouf Tchacondo (Togo – África), Danças Étnicas com Fabrício Dabke (SP), Figurino com Fabiana Pescara (PR), Educação Somática com Cláudia Millás (RJ) e Metodologia aplicada ao balé infantil com Lu Braga (MG). As oportunidades de conhecimento e aprimoramento não param por aí. Algumas oficinas também estão em andamento nos espaços públicos culturais: dança árabe, dança contemporânea, jazz, balé infantil e infantojuvenil e danças urbanas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load