Notícias

Dia D contra o Sarampo visa aumentar cobertura vacinal de crianças

Objetivo é imunizar cerca de duas mil crianças entre 6 meses e menos de 5 anos
19 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A fim de buscar as crianças ainda não vacinadas, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (19) o Dia D de vacinação contra o sarampo. O intuito é alcançar a meta de 95% de crianças de seis meses a menos de cinco anos. Hoje a cobertura vacinal desse público é de 85%, ou seja, aproximadamente 2 mil crianças ainda precisam receber a dose.

Para dar oportunidade aos pais levarem seus filhos, 74 salas de vacina ficaram abertas hoje até as 17h. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

“Nessa faixa etária, são casos com riscos maiores de óbitos e sequelas em decorrência do sarampo. No caso das crianças, a transmissão é muito mais fácil e isso pode levar à cegueira, à encefalopatia, déficit neurológico e não necessariamente essas sequelas aparecem agora. Às vezes pode demorar anos para isso aparecerem. Então, é importante para que foquemos toda nossa energia nesse momento na vacinação de crianças”, comentou Claubia.

Outubro Rosa
Na UAI Martins, um espaço especial foi reservado às mulheres. O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, ganhou um Dia D para atender o público. Dentre as ações feitas nessa concentração de trabalho, destacam-se a coleta de citologia, mamografia e ensinamentos sobre como fazer o autoexame.

A aposentada Terezinha Lopes de Oliveira foi uma das pacientes acolhidas no Dia D do Outubro Rosa. Ela realizou a coleta de material para citologia e já fez o agendamento para a mamografia. “Acho de suma importância, pois é melhor prevenir do que remediar. Fui atendida na hora, as enfermeiras são muito atenciosas e o agendamento da mamografia é para breve. Peço a todas as mulheres que não deixem de fazer o exame”, disse.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load