Notícias

Dia D contra o Sarampo visa aumentar cobertura vacinal de crianças

Objetivo é imunizar cerca de duas mil crianças entre 6 meses e menos de 5 anos
19 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A fim de buscar as crianças ainda não vacinadas, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (19) o Dia D de vacinação contra o sarampo. O intuito é alcançar a meta de 95% de crianças de seis meses a menos de cinco anos. Hoje a cobertura vacinal desse público é de 85%, ou seja, aproximadamente 2 mil crianças ainda precisam receber a dose.

Para dar oportunidade aos pais levarem seus filhos, 74 salas de vacina ficaram abertas hoje até as 17h. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

“Nessa faixa etária, são casos com riscos maiores de óbitos e sequelas em decorrência do sarampo. No caso das crianças, a transmissão é muito mais fácil e isso pode levar à cegueira, à encefalopatia, déficit neurológico e não necessariamente essas sequelas aparecem agora. Às vezes pode demorar anos para isso aparecerem. Então, é importante para que foquemos toda nossa energia nesse momento na vacinação de crianças”, comentou Claubia.

Outubro Rosa
Na UAI Martins, um espaço especial foi reservado às mulheres. O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, ganhou um Dia D para atender o público. Dentre as ações feitas nessa concentração de trabalho, destacam-se a coleta de citologia, mamografia e ensinamentos sobre como fazer o autoexame.

A aposentada Terezinha Lopes de Oliveira foi uma das pacientes acolhidas no Dia D do Outubro Rosa. Ela realizou a coleta de material para citologia e já fez o agendamento para a mamografia. “Acho de suma importância, pois é melhor prevenir do que remediar. Fui atendida na hora, as enfermeiras são muito atenciosas e o agendamento da mamografia é para breve. Peço a todas as mulheres que não deixem de fazer o exame”, disse.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load