Notícias

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aproxima alunos da produção científica

Abertura ocorreu nesta segunda-feira (21), na IFTM, com apoio da Prefeitura
21 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Apresentar a utilização da ciência no cotidiano e incentivar projetos desenvolvidos em sala de aula são os objetivos da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com a temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, a solenidade de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), acompanhada de um sarau cultural, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM campus Uberlândia.

A programação é oferecida em parceria entre as secretarias municipal de Educação e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, IFTM e Museu Diversão com Arte (Dica) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento marcou a comemoração dos 50 anos da unidade da IFTM em Uberlândia, e reuniu vereadores, autoridades de instituições de ensino e representantes da Prefeitura.

A coordenadora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Liliane Ribeiro, representou a secretária de Educação Tânia Toledo, destacando a importância da parceria. “As atividades dessa semana são uma forma de divulgar as ações que as escolas estão realizando. Muito do que é apresentado em eventos como esse contribui para o processo pedagógico dentro de sala de aula”, afirmou.

Para o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, da Adevailton Bernardo dos Santos, o êxito de 16 edições do evento está na aproximação entre ciência e cotidiano de toda a população.

“Temos um foco maior nos alunos de educação básica, de forma a incentivá-los a seguirem carreira científica produzindo inovação e conhecimento. Ao mesmo tempo em que participam mais das decisões sobre o que a ciência deve focar, a população toma conhecimento do impacto da ciência ao longo do dia-a-dia”, afirmou.

Cronograma

Até o próximo dia 23, a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será complementada com a 12ª Semana Multisciplinar do IFTM, além de atividades científicas e culturais da Feira de Conhecimentos (FEICON), Feira de Novos Produtos (FNP), Semana do Livro e da Biblioteca, palestras e mostras culturais.

Nos dias 24 e 25, os estudantes visitarão o bloco 5-O, da UFU campus Santa Mônica, para a ”Mostra Brincando e Aprendendo”. O evento tem como objetivo a divulgação científica e inclusão social por meio da ciência e tecnologia. Já no sábado (26), ocorrerá o “Sabadou no Parque”, com atividade de astronomia no Parque da Gávea.

Para os dias 12 e 13 de novembro, a “Feira Ciência Viva” encerra a programação com a reunião de projetos das escolas de Uberlândia. A feira ocorrerá de 9 às 17h, no saguão do bloco 5-R, da UFU campus Santa Mônica.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também