Notícias

Campanha Nacional termina, mas prevenção ao sarampo continua em Uberlândia

Mobilização tinha objetivo de rastrear crianças que não estavam com o cartão em dia; vacina está disponível o ano todo nas 74 salas de vacina
28 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Terminou na sexta-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que foi promovida pelo Ministério da Saúde a fim de sensibilizar os pais sobre a importância de proteger os filhos contra a doença. Nos 16 dias de campanha em Uberlândia, foram aplicadas 1.261 doses em crianças menores de cinco de anos.

Por se tratar de uma mobilização seletiva, ou seja, só precisava se imunizar quem estava com a vacina tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) atrasada, acoordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, considera que o resultado foi positivo. “Esta campanha tinha o intuito de rastrear os não vacinados no município. Então, conseguimos buscar essas crianças que não estavam com o esquema de vacina em dia. A dose está disponível o ano todo e todas as crianças devem estar protegidas. O vírus da doença está circulando na cidade, e a única forma de prevenção é a vacina”.

Trabalho não para

 A coordenadora reforça que, mesmo com o fim da campanha, o trabalho de prevenção continua na cidade. A vacina contra o sarampo está disponível o ano todo nas 74 salas de imunização, que ficam abertas de segunda a sexta-feira em diversos horários para atender toda a população. Além disso, desde agosto, as crianças menores de 12 meses devem tomar uma dose extra da vacina. Essa estratégia serve de imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar.

             “Essa vacinação (dose zero) antes de um ano de idade, que é data do início do calendário vacinal para o sarampo, é estratégica. Por ser uma dose que não é duradoura, quando a criança completar um ano, precisa iniciar o esquema de vacinação para o sarampo com as duas doses, ao completar 1 ano e aos 15 meses”, explicou Claubia. 

 Confira abaixo o calendário de Vacinação para o sarampo e os horários de funcionamento das salas de vacina:


– Dose zero: 6 meses a 11 meses
– 1ª dose: aos 12 meses
– 2ª dose: aos 15 meses (última dose por toda a vida)
 
 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Segunda a sexta-feira
7h30 às 16h30
 Unidades Básicas de Saúde (UBS) –
bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N.S das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa.
 Segunda a sexta-feira
7h30 às 18h30

* UBS do Tocantins e Brasil – 7h30 às 20h
 Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Pampulha, Tibery, Planalto, Luizote, Roosevelt e Martins Segunda a sexta-feira7h30 às 20h

A lista com todas as unidades de saúde está disponível aqui.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também