Notícias

Cemitérios municipais recebem melhorias para o Dia de Finados

Expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo Campo do Bom Pastor e outras 20 mil pelo São Pedro
29 de outubro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Com a expectativa de que mais de 120 mil pessoas passem pelos cemitérios municipais, a Prefeitura de Uberlândia continua os preparativos para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro. Para isso, há cerca de 20 dias iniciou uma séries de serviços, como capina, roçagem e limpeza dos cemitérios Campo do Bom Pastor e São Pedro. A novidade deste ano é que, por determinação do prefeito Odelmo Leão, as ruas desses espaços também foram recapeadas. Os cemitérios estarão abertos das 6h às 18h.

Desde o dia início de outubro, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos estão empenhadas para deixar os espaços mais bonitos para familiares e amigos que irão visitar os entes que já partiram. Parte dos serviços envolvem roçagem, capina, limpeza, jardinagem e pintura de algumas áreas. “É sempre um momento especial, por isso, realizamos um trabalho completo para que todos tenham um momento agradável. Nos preocupamos também em oferecer uma boa estrutura devido à quantidade de pessoas que passam pelos cemitérios”, afirmou o secretário da pasta, João Junior.

Recapeamento

Para dar ainda mais conforto para quem passar pelos dois cemitérios municipais, o prefeito Odelmo Leão determinou que as vias dos cemitérios Campo do Bom Pastor e São Pedro também fosse recapeadas pela Secretaria Municipal de Obras. No dois locais, o trabalho foi realizado com a técnica de Concreto Betuminoso Usinado à Quente, conhecido como CBUQ. Nos próximos dias, as equipes chegam também ao Cemitério São Pedro, no bairro Osvaldo Rezende.

Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Celebrações religiosas

Também foram organizadas as celebrações religiosas para quem passar pelos cemitérios. No Campo do Bom Pastor as missas, sob responsabilidade da paróquia São Bento, serão realizadas às 8h, 9h e 16h. Já o culto ecumênico acontecerá das 11h30 às 12h30. Haverá ainda uma reunião do Grupo Espírita Paulo de Tarso, a partir das 10h30. Já no cemitério São Pedro, a paróquia Cristo Redentor celebrará as missas às 8h, 10h, 14h e 16h. A missa das 8h será celebrada pelo Bispo Dom Paulo Francisco Machado.

Estrutura

Para garantir mais conforto à população, serão montadas duas tendas na área interna do cemitério Bom Pastor, para a realização das celebrações religiosas. Outras duas estruturas também serão erguidas na área externa do local, onde ficarão servidores para auxilio e orientação na localização da sepulturas. Já no cemitério São Pedro as duas tendas serão montadas na área externa, já que existe uma capela na área interna do local. Para os dois espaços serão disponibilizados caminhões com água potável, banheiro químicos e ambulância.

Informatização

Para facilitar a vida de familiares e amigos na localização das sepulturas dos entes queridos, servidores estarão equipados com tabletes e computadores. Esse sistema aprimorado pelo Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) também está disponível no Portal da Prefeitura, não apenas para computadores, mas também celulares. Para baixar o aplicativo, clique aqui. Para localizar a sepultura, basta informar o nome completo e datas de nascimento ou sepultamento.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também