O trabalho preventivo em relação à saúde da mulher acontece durante todo o ano com agendamento de mamografia e consultas, coleta de exames de Papanicolau, orientações sobre formas de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, importância dos exames periódicos, entre outras medidas que estimulam os hábitos saudáveis.
Durante a campanha do Outubro Rosa, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde intensificaram o trabalho nas unidades a fim de sensibilizar toda a comunidade, o que resultou em mais de três mil mamografias agendadas e a realização de aproximadamente seis mil coletas citopatológicas.
“Focamos no trabalho de sensibilização e de prevenção contra os tipos de câncer mais frequentes no público feminino para que as equipes alcançassem um grande número de mulheres. Os exames preventivos ajudam a identificar de forma precoce alguns tipos de câncer. Quando isso acontece, as chances de cura aumentam”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly Oliveira.
Ainda segundo a coordenadora, o município oferta uma grande quantidade de vagas para a realização da mamografia, fazendo com que não haja demanda reprimida para realização do procedimento. Além disso, durante o acolhimento na unidade, as pacientes receberam todas as informações e orientações, como a realização do autoexame. “Ele é importante para que a mulher conheça seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração”, contou.