Notícias

Hospital Municipal completa nove anos de serviços à comunidade

Implantação do setor de hemodinâmica e credenciamento como unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia são avanços da unidade
15 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inaugurado em 2010, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneio (HMMDOLC) comemora mais um ano de atividade neste 15 de novembro. Para que a unidade continue sendo referência em atendimento público hospitalar no Brasil, a Prefeitura de Uberlândia trabalha diariamente para que o marco na história da saúde da cidade continue a oferecer serviços hospitalares de excelência e em forma integral.

Sob determinação do prefeito Odelmo Leão, os esforços empreendidos pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) – responsável pela administração do hospital – permitiram novas conquistas à unidade.

Graças ao empenho da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, foi possível a aquisição de um equipamento de hemodinâmica, que permitirá realizar com mais agilidade para a população os exames de cateterismo, arteriografia e angioplastia – procedimentos fundamentais para o diagnóstico precoce, tratamento de doenças cardíacas e desobstrução de artérias.

A previsão é de que a instalação do equipamento ocorra até o fim deste ano. O setor de hemodinâmica será um dos mais modernos em serviços cardiológicos do Brasil, com equipamentos avançados. O local será dividido em três áreas: sala de exames e procedimentos cirúrgicos (onde ficará o equipamento), sala de comando (onde permanecem os técnicos que auxiliam os médicos) e sala técnica, para abrigar os painéis elétricos. O sistema possibilitará ainda a descentralização dos serviços realizados duas vezes por semana no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). 

“Ter a hemodinâmica no Hospital Municipal significa um avanço, atendendo a uma demanda da nossa população, já que esperamos diminuir o tempo de espera para pessoas que precisam destes procedimentos. O município tem feito sua parte para melhorar a saúde pública de Uberlândia, prestando atendimentos de alta complexidade, que são de responsabilidade do Estado”, pontuou Odelmo Leão.

Foto: Marco Crepaldi/Secretária de Governo e Comunicação

Além disso, desde 2018, o Hospital Municipal tem se trabalhando constantemente para atender também outra necessidade da população ao realizar as cirurgias cardíacas simples. A iniciativa da gestão municipal representa um grande passo para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que segue em andamento. Com a habilitação, o município passa a receber recursos federais, que garantirão a continuidade do atendimento à população.

A Prefeitura de Uberlândia também entregou 59 novos computadores para o Hospital Municipal, que garantiram mais rapidez e qualidade nos serviços prestados. São progessos na saúde que, diante da tantas dificuldades enfrentadas, merecem ser destacadas em mais um ano de atividades oferecidas à população de Uberlândia.

Alta complexidade em traumatologia e ortopedia

Além disso, em julho deste ano, após preencher todos os requisitos de estrutura e ambiente exigidos pelo Ministério da Saúde, o Hospital Municipal recebeu o credenciado como unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia.

Na prática, o credenciamento garante que o município receba mais de R$ 520 mil ao ano para a realização dos procedimentos. Com a habilitação, foi ampliada a receita do hospital para a realização destas cirurgias, que já estavam sendo feitas com recurso próprio do município para atender a demanda existente na rede.  O credenciamento ocorrido este ano veio para somar à outra habilitação importante que foi garantida. A unidade recebe, desde 2018, recursos para a realização de cirurgias ontológicas.

Maternidade

Em maio de 2011, o Hospital Municipal inaugurou a maternidade para continuar oferecendo assistência adequada à comunidade. São 31 leitos, além de outros 10 de berçário, 10 de UTI neonatal e dois de cuidados intermediários.  A porta de entrada à maternidade do Hospital Municipal é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins, referência em saúde da mulher.

Foto: Marco Crepaldi/Secretária de Governo e Comunicação

A maternidade do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro registra anualmente mais de três mil partos e trabalha constantemente para reduzir as taxa de cesáreas realizadas. Em 2012, foram realizados apenas 892 partos normais na unidade.

Com orientação e estímulo ao parto normal por meio de um trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com as gestantes que fazem o pré-natal na rede pública, em 2018 o quantitativo foi de 1.661 partos naturais.

Especialidades e capacidade de atendimento

Certificado em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Municipal atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Graças a essa avaliação, Uberlândia é a única cidade do Triângulo Mineiro com hospital público reconhecido no Brasil pelos serviços prestados.

O complexo tem atualmente 236 leitos, sendo 40 de UTI adulto e 10 de UTI neonatal. O projeto possibilita, ainda, a expansão da construção, podendo comportar até 500 leitos em uma segunda etapa.  

São oferecidas várias especialidades médicas no complexo hospitalar, como atendimento clínico em cardiologia, hematologia, infectologia, neurologia, nefrologia e nutrologia. Na parte cirúrgica são realizados os procedimentos gerais, aparelho digestivo, torácico, vascular, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria/neonatologia, oftalmologia, cardiologia e oncologia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também