Notícias

Congresso Municipal de Educação acontece nesta semana

Evento leva discussões sobre o Plano Municipal de Educação a aproximadamente 350 participantes inscritos
25 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, desde 2017, tem trabalhado para levar melhorias e qualidade ao ensino público municipal. Para a efetivação de ações importantes para o desenvolvimento do sistema de ensino municipal, acontece nos dias 29 e 30 a avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). A análise será feita durante o Congresso Municipal de Educação 2019, que será realizado no anfiteatro do bloco 3Q da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A solenidade de abertura acontece às 19h30 de sexta-feira (29).

Organizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vão participar da discussão aproximadamente 350 representantes de segmentos da sociedade civil envolvidos no processo educacional de Uberlândia. Serão abordados os seis eixos temáticos do PME: Sistema Municipal de Ensino, Educação Inclusiva, Qualidade da Educação, Gestão Democrática, Valorização dos Trabalhadores da Educação e Financiamento da Educação. As inscrições ocorreram entre 21 e 31 de outubro.

“De dois em dois anos, fazemos o monitoramento do PME. Neste ano, completam-se quatro anos do plano. Então é momento de avaliarmos, monitorarmos e, se for o caso, fazer alterações nas metas, diretrizes e estratégias previstas em cada eixo”, explicou a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Elizabete de Paula e Silva.

Participação da sociedade civil

A efetivação das diretrizes e metas estabelecidas no PME contará com a participação, o acompanhamento e a avaliação da sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal, Conselho Escolar, sindicatos e associações dos trabalhadores da educação, pais e responsáveis de alunos e todos os cidadãos que, de alguma forma, estejam envolvidos no processo educacional.

“Serão contribuições importantes para que possamos avaliar e acompanhar a concretização de cada eixo do PME. É momento de mobilizar a sociedade para analisar as diretrizes constantes no plano e tomar ciência dos resultados alcançados, além de monitorar e avaliar a sua implementação, com destaque ao cumprimento das metas e estratégias no sentido de promover avanços e desafios nas políticas públicas educacionais”, explanou a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo.

Clique aqui para acessar a programação completa

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também