O Diogo Rodrigo se preocupa muito com a saúde dos seus animais. Neste sábado (7), os cavalos dele foram beneficiados pelo projeto piloto Uberlândia Amiga dos Carroceiros, lançado na última segunda-feira (2). Por meio de um termo de cooperação técnica com o Centro Universitário UNA, professores e alunos do curso de veterinária da instituição realizaram exames clínicos e vermifugação nos animais que compareceram ao Ecoponto do bairro São Jorge. Até o início da tarde, cerca de 40 animais já tinham recebido atendimento.

“Hoje é a primeira edição desse projeto que tem o objetivo de ajudar os carroceiros, que são agentes importantes na limpeza pública da nossa cidade. O intuito é auxiliar aqueles que são de baixa renda e que talvez não teriam condições de acessar tal serviço”, explicou o secretário Mlmunicipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Júnior.
Atualmente, são cerca de 300 carroceiros cadastrados no Município e a intenção da administração municipal é que o projeto chegue a todas as regiões da cidade. Além do cuidado com a saúde animal, os carroceiros também receberam orientações sobre a forma de condução, passaram por uma avaliação das condições físicas das carroças e receberam dicas para aprimorar e reduzir o custo da utilização dos equipamentos.
Ao final do atendimento, o Diogo só tinha elogios. “Eu tenho quatro éguas e um burro. Fiquei sabendo pelos amigos carroceiros que teria esse trabalho hoje e quando cheguei aqui fui surpreendido pelo o atendimento. A gente não tem condições de contratar um veterinário e isso que a Prefeitura está fazendo é muito importante. São pessoas capacitadas que conseguem instruir e ensinar a gente”, contou.

Para o universitário do 5º período Paulo Henrique da Silva, o projeto é a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula. “É muito legal ajudar os carroceiros com o cuidado dos cavalos e é bom pra gente pôr em prática o que é aprendido na teoria”, destacou.
O Ecoponto São Jorge está localizado na avenida Serra do Mar, nº 411. O atendimento segue até as 18h e não é necessário inscrição prévia para participar. Em breve, outros ecopontos devem receber o trabalho.